Botox passa a ser usado para tratar problemas bucais, como o bruxismo

  • Entre linhas
  • Publicado em 16 de novembro de 2017 às 11:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estrela da estética, toxina botulínica também vem sendo utilizado no tratamento de sorriso gengival

Há tempos ele é o queridinho de oito entre 10 pessoas que desejam manter a aparência jovem por mais tempo. Agora, tem sido cada vez mais utilizado na Odontologia. “O botox é um recurso terapêutico que a Odontologia utiliza para solucionar problemas”, observa a cirurgiã dentista Larissa Fabiane da Silva.

Segundo ela, entre os casos para qual a toxina botulínica é indicada estão o bruxismo, que se caracteriza pelo apertamento ou ranger dos dentes durante o sono, provocando muitos malefícios à saúde, como desgastes dos dentes, dores de cabeça ou problemas na articulação da mandíbula. “Como o problema do bruxismo é causado pela tensão dos músculos da face, quando o botox é injetado nestes músculos, a tensão diminui, de modo que eles ficam sem força e, consequentemente, sendo um tratamento eficiente para o controle desse problema, que antes era apenas tratado com placas noturnas”, explica Larissa, lembrando que o botox pode ser aplicado para dores de cabeça originárias do bruxismo. 

Segundo Larissa, a média de duração dos efeitos do botox depende da resposta do organismo do paciente e da quantidade usada

O botox também vem sendo utilizado no tratamento de sorriso gengival – quando o paciente sorri e a gengiva aparece excessivamente -, assimetrias do sorriso e hipertrofia massetérica – em pacientes com bruxismo, esse músculo pode ficar com aspecto saliente, com a aplicação do botox, o masseter tende a ficar menos saliente.

Mas antes de sair achando que o botox pode ser usado de forma indiscriminada, a cirurgiã dentista alerta que é preciso uma avaliação por parte do profissional, que verifica as características da pele e observa se há ou não presença de rugas ou marcas de expressão, em cada região da face e também a intensidade onde ocorre. “Mas o mais importante é ouvir atentamente as queixas do paciente, bem como suas expectativas em relação ao tratamento analisando seus objetivos”, diz.

Feito isso, a avaliação é realizada e os pontos são marcados em cada área com lápis próprio para pele, onde serão feitas as aplicações. Também são explicados quais os objetivos da aplicação de cada ponto.  “São poucas as contraindicações para aplicação do botox, entre elas, pacientes com alergia a qualquer componente da fórmula da toxina botulínica; com inflamação ou infecção no local ou que tenha alguma doença autoimune; gestantes e lactantes”, pondera.

Recurso atrai francanos

Em Franca a procura tem sido grande, principalmente por parte de mulheres entre 35 e 70 anos. “Mas o interesse por parte de mulheres mais novas e homens de variadas idades também vem aumentando, em especial, quando ficam sabendo dos benefícios do botox na odontologia”, comenta Larissa. E o valor da aplicação do botox varia muito, pois é considerada a região onde será aplicada e quantos pontos serão necessários. Para se saber corretamente o valor para cada paciente, é necessário fazer a avaliação. 

Seus efeitos começam a aparecer entre quatro e sete dias, atingindo seu efeito máximo entre 10 e 15 dias. Segundo a cirurgiã dentista, a média de duração dos efeitos do botox depende da resposta do organismo de cada paciente e da quantidade de substância usada, mas em geral a durabilidade é por volta de seis meses, podendo durar menos ou mais.

NO FOCO

Larissa Fabiane da Silva

Cirurgiã dentista especialista em clínica geral, dentística, endodontia, toxina botulínica e preenchimento facial, odontopediatria, próteses e cirurgias

CRO/SP-121.146

Telefones (16) 99155-6269 e  3724-2334