Bola de pelo em gato pode ser problema alimentar! Saiba como resolver

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 4 de outubro de 2020 às 03:18
  • Modificado em 4 de outubro de 2020 às 03:18
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É importante destacar que a bola de pelo em gato não é um problema que pode ser 100% evitado

Se você tem um gatinho como bicho de estimação já deve ter reparado que o felino tem o hábito de se lamber frequentemente, fazendo a própria higienização do pelo. 

O problema é que, durante esse processo, alguns fios ficam grudados na língua do pet e, ao serem engolidos, formam a chamada bola de pelo – problema que, em alguns casos, pode causar diarreias, desconfortos e até obstrução do intestino. 

Mas você sabia que através da alimentação é possível eliminar os pelos e evitar os sintomas? 

Como evitar bola de pelo em gato?​

É importante destacar que a bola de pelo em gato não é um problema que pode ser 100% evitado. 

No entanto, com alguns cuidados, é possível amenizar e manter a questão sob controle. Além de tomar medidas com relação à alimentação, é importante ter outros cuidados com o pet no dia a dia:

Ofereça uma ração para gato de qualidade​

Na maior parte das vezes, a bola de pelo é composta por fios de pelo, saliva, restos de comida e até suco gástrico. 

O problema tende a ser acentuado quando o gato não consome uma ração de qualidade – pois, assim, seu sistema digestivo não funciona tão bem quanto deveria. 

Para evitar que isso ocorra, a nossa principal dica é justamente garantir que o pet tenha uma boa alimentação – capaz de garantir o bom funcionamento do intestino e, consequentemente, evitar a formação da bola de pelo.

O mais indicado é oferecer rações da linha premium, que têm uma quantidade maior de fibras (nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do sistema digestivo). 

Existem rações premium para filhote ou adulto de diferentes sabores, em forma seca ou úmida – por isso, basta escolher a mais indicada para o seu pet. 

Elas oferecem todos os nutrientes necessários para a saúde do animal e são bem apetitosas para os felinos. Vale a pena o investimento!

Crie o hábito de escovar o pet com frequência​

Manter uma rotina de escovação dos felinos é fundamental para evitar a formação da bola de pelo, sabia? 

Assim, você remove os fios soltos e impede que o gatinho acabe engolindo o próprio pelo sem querer. A nossa dica é escovar o pet no mínimo uma vez por semana e ter uma atenção ainda maior nos períodos de troca de pelo.

Deixe água fresca sempre à disposição do gato​

Além de oferecer uma alimentação de qualidade (com ração rica em fibras), você também deve deixar um pote com água fresca sempre à disposição do gatinho. 

Manter o pet hidratado é importante para evitar a formação da bola de pelo e também prevenir outros problemas de saúde.

Mantenha a casa sempre bem limpa para evitar pulgas​

Geralmente os gatos tendem a se lamber mais quando o ambiente está muito sujo ou com a presença de pulgas. 

Por isso, é muito importante que você mantenha a casa sempre limpa – em especial, o cantinho em que o pet costuma ficar mais tempo (como a caminha e a caixa de areia) e os brinquedos. 

Apenas tome cuidado para não usar produtos de limpeza que sejam tóxicos para o gato (como cloro ou substâncias com ácido), ok?

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Cotidiano