Blanc de Blanc ou Blanc de Noir? ? ?

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 12 de maio de 2017 às 21:10
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Mundo do Vinho tem vários nomes diferentes e muitas vezes complicados. Mas nem sempre é assim, outros nomes só explicam exatamente o seu objetivo. É o caso dos termos Blanc de Blanc e Blanc de Noir.

Para inicio de conversa, estes nomes são usados para espumantes. E traduzindo ao “Pé da letra” os nomes ficam ‘Branco de branco” e “ Branco de preto” o que significa, um vinho espumante branco feitos com uvas brancas e outro vinho espumante branco feito com uvas tintas. Lembrando que a uva é tinta na casca mas a polpa é clara, por isto conseguimos fazer vinhos brancos de uvas tintas.

As três uvas mais usadas em champagne são Pinot Noir, Pinot Munier e Chardonnay, ainda sendo permitas, mas pouco usadas, as uvas Pinot Gris, Pinot Blanc, Arbane e Petit Meslier.  Destas as tintas são a Pinot Noir e a Pinot Munier, as demais são brancas.

Tipicamente a uva Chardonnay é usada na Blanc de Blanc, 100% desta uva, mas existem alguns produtores que usam as menos conhecidas.

Já na Blanc de Noir  podem ser elaborados de Pinot Noir e Pinot Munier.

A diferença entre estas duas “bebidas dos Deuses” só as faz mais interessantes, a Blanc de Blanc tem leveza, harmonizando bem com aperitivos, frutos do mar , peixes e culinária japonesa.

Já a Blanc de Noir, é mais robusta, perfeita para acompanhar aves , carne de porco , massas e culinária italiana.

Na dúvida entre uma ou outra? Escolha as duas… neste caso só vão agregar, cada uma com um momento diferente.

Além das grandes  casas de Champagne, o Brasil tem ótimos produtores destes Espumantes como Cave Geisse e Casa Valduga.


+ zero