Black Friday atrai cada vez mais consumidores conscientes e atentos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de novembro de 2017 às 17:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:25
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De olho em promoções, clientes atentos e cuidadosos aguardam a data para economizar

Depois de lançada no Brasil pela primeira vez em 2010, com a participação de apenas 50 lojas virtuais, a Black Friday vem conquistando um número cada vez maior de consumidores que a cada ano que estão cada vez mais atentos e cuidadosos com as promoções.

Esse ano, a tão aguardada data acontece no dia 24 de novembro com a expectativa de vendas de R$ 2,19 bilhões, o que representará uma alta de 15% nas vendas com relação à mesma edição de 2016, que fechou o evento com o volume de vendas de R$ 1,9 bilhões.

Mas se o consumidor a cada ano se mostra cada vez mais disposto a gastar seu dinheiro aguardando a Black Friday, em que realmente é possível fazer uma economia média de até 30% no valor de um item, ele também está cada vez mais cauteloso com relação às promoções que são destinadas apenas à data, seja procurando os melhores descontos, os melhores produtos com as melhores formas de pagamento. Uma tática ainda é fundamental para conseguir fazer uma boa compra: a pesquisa de preços. Uma dica valiosa aos consumidores é que façam a pesquisa em diversos locais do produto no qual tem interesse. E isso vale tanto para as lojas virtuais quanto para as lojas físicas com relação aos valores praticados há alguns dias da Black Friday.

Depois da pesquisa de preços, é muito importante estar atento à segurança dos sites em que serão realizadas as compras, caso seja essa a forma escolhida para aproveitar a data, já que tem sido cada vez mais comum as fraudes no mercado virtual. Desconfie também das ofertas que podem ser enganosas e representar prejuízo certo para o consumidor: caso um produto esteja com o valor muito abaixo do de mercado ou se a forma de pagamento aceita for apenas por boleto bancário ou transferência bancária, pesquise a idoneidade da loja/site para não cair em uma armadilha.

Em Franca, além das lojas virtuais, o consumidor também terá opções de compras em lojas físicas e até mesmo supermercados que vão aderir à data. 


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