Black Friday antecipa Natal de mais de 40% dos consumidores, revela ACIF

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de novembro de 2017 às 16:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:27
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Movimentação intensa e positiva nessa data aponta para aquecimento e retomada da economia para 2018

​De acordo com pesquisa de intenção de compra realizada pelo Instituto de Economia ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), 40,3% dos consumidores entrevistados afirmaram que aproveitarão as promoções da Black Friday a fim de anteciparem suas compras de Natal. Desses, 45,4% afirmaram que efetuarão pagamentos em dinheiro, enquanto 32,3% optarão pelo cartão de crédito em compras sem juros. A pesquisa foi realizada em corredores comerciais de Franca, entre os dias 13 e 21 de novembro.

Uma das principais datas do comércio varejista americano, a Black Friday tem ganhado adeptos no Brasil desde 2010, ano em que teve início no país. Neste ano, está acontecendo nessa sexta-feira, 24 de novembro.

Segundo a ACIF, a pesquisa é uma prévia do clima que será encontrado, comercialmente, para o Natal e desenha um cenário positivo, que refleta a retomada econômica esperada para 2018.

Ainda de acordo com especialistas da ACIF, a Black Friday é uma boa oportunidade de negócios não apenas para o cliente, mas também para o comerciante e deve ser aproveitada de maneira estratégica. Não deve se focar apenas em formular super descontos, mas pensar numa forma de atender também às necessidades da loja como girar, o estoque, trazer consumidores para dentro da loja física, promover sua marca junto ao público, entre outras ações.

 Quanto ao consumidor, este deve tomar alguns cuidados para aproveitar as promoções sem ser iludido ou comprometer o próprio orçamento.

A primeira dica é não comprar por impulso. O ideal é que o consumidor faça um acompanhamento prévio do preço do produto desejado a fim de comparação. Utilizar sites de busca para pesquisa de preços, mesmo para compras em lojas físicas, pode ajudar a evitar fraudes.

De acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), neste ano, as vendas da Black Friday via comércio eletrônico brasileiro devem crescer 15% em relação ao ano passado. Já para o comércio como um todo ― físico e online ― a expectativa é de aumento entre 3% e 5% no período da Black Friday, no País.


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