Reclamações aumentam após anos na Black Friday: 17% a mais que 2016

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de novembro de 2017 às 13:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:27
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Dados registrados pelo Reclame Aqui mostram que índice voltou a subir após dois anos em queda

O número de reclamações dos consumidores contra as varejistas durante a Black Friday voltou a crescer em 2017 após dois anos em queda. É o que aponta um levantamento do site Reclame Aqui, que reúne queixas de internautas. Esse ano foram recebidas 3.503 reclamações de consumidores entre 18h de quinta-feira, 23 de novembro, até meia-noite de sábado, 25 de novembro, um volume 17% maior do que o registrado no evento de 2016.

De acordo com o site, especializado em queixas de consumidores, propaganda enganosa motivou 13,5% das reclamações. Problemas na finalização da compra atingiu 9,6% dos casos, e divergência de valores, 8,8%.

Em 2016, o site registrou 2.900 reclamações durante toda a edição, sendo que 22% das queixas foram de propaganda enganosa. 

Foram recebidas também pelo site do Reclame Aqui denúncias de consumidores sobre sites falsos, fretes abusivos e mais caros que os produtos, além de tempo de entrega muito grande.

O recorde de ocorrência nos cinco anos da Black Friday no Brasil ocorreu em 2014, quando o site recebeu 12 mil reclamações. O número de queixas caiu nas duas edições seguintes, voltando a crescer neste ano.

A loja online do Magazine Luiza liderou as queixas, com 263 reclamações. Atrás dela, ficou a Americanas.com, com 245 queixas. Na terceira posição, a Kabum! ficou com 173 ocorrências.


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