Bichectomia cai nas graças das pessoas por deixar rosto mais fino e a pele firme

  • Entre linhas
  • Publicado em 30 de abril de 2018 às 11:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Procedimento se aplica a pacientes que sofrem de bruxismo e têm o hábito de morder as bochechas

Bichectomia pode parecer uma palavra estranha. Ou até era há cerca de um ano. O fato é que esse termo vem se popularizando, e muito, nos últimos meses graças ao interesse dos brasileiros por cirurgias plásticas, o que caracteriza o Brasil como o líder de procedimentos cirúrgicos estéticos.

A palavra vem das “bolas de bichat” que são um aglomerado de gorduras localizadas nas bochechas, entre a maçã do rosto e a mandíbula. A bichectomia, ou seja, a retirada das bolas de bichat, passou a ser realizada em pessoas obesas, que acumulavam mais gordura na região do rosto e, por isso tinham problemas na mastigação. A dentista Tallita Arena, destaca que o procedimento foi criado para impedir que pessoas obesas mordessem as bochechas durante a mastigação.

“A bichectomia é um procedimento antigo, mas pouco conhecido até pouco tempo. E só era realizado em pacientes obesos que mordiam as bochechas com frequência. Era um procedimento necessário, pois feridas frequentes podem causar até um câncer de boca”.  

No entanto, o procedimento foi “descoberto” por famosas, já que a remoção das bolas de bichat garante um rosto mais fino, o sonho de muitas mulheres. No último ano, atrizes, cantoras e socialites internacionais se tornaram garotas-propaganda do procedimento. Kim Kardashian, Megan Fox e Angelina Jolie são as mais citadas. Embora esta última não afirme que fez o procedimento, uma comparação entre fotos antigas e mais atuais dão conta de registrar a evidente mudança.

Dentistas também realizam o procedimento
Embora seja considerada uma cirurgia plástica, a bichectomia pode ser realizada por cirurgiões dentistas. Segundo Tallita Arena, o procedimento já é, inclusive, ensinado na escola de Odontologia. “Nossa classe compreende dos músculos e nervos da face mais do que ninguém. Estamos mais do que aptos a fazer essa cirurgia”. A prática é consentida pelo Conselho Federal de Odontologia

A aplicação terapêutica da bichectomia realizada por um dentista é conhecida há vários anos e se aplica a pacientes que sofrem de bruxismo e têm o hábito de morder as bochechas durante o sono causando lesões, que podem se agravar com o tempo. A bichectomia diminui a força do músculo e as patologias nessa região. Nos casos de bruxismo, a bichectomia pode ser combinada com a aplicação de botox.

A cirurgia
Para retirar as bolas de bichat um corte de dois centímetros é feito na parte interna da bochecha. O procedimento todo dura em torno de 40 minutos. São feitos pontos e a cicatriz fica imperceptível. Embora o procedimento seja rápido, os resultados não são imediatos.

“O resultado final só aparece seis meses após o procedimento. É o tempo total que o rosto leva para se livrar completamente do inchaço. Porém, nas primeiras semanas após a remoção da gordura já é possível notar a diferença”, conta Tallita.

A recuperação também não é muito dolorosa, garante a dentista. “Os dois primeiros dias são os mais críticos porque o paciente não pode mastigar. Porém, a partir do terceiro dia a alimentação já pode conter produtos sólidos. E em uma semana não há mais indícios que a pessoa passou por um procedimento cirúrgico”.

Embora pareça um procedimento simples, a bichectomia tem riscos e um erro pode ocasionar  paralisia facial. “Claro que é um procedimento delicado por se tratar de um espaço repleto de músculos onde um erro mínimo pode levar danos ao paciente. Por isso, a importância de procurar um profissional capacitado para realizar o procedimento”, diz Tallita.