Berinjela e limão: aposte nesta dupla poderosa para perder peso com saúde

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 26 de setembro de 2020 às 00:54
  • Modificado em 26 de setembro de 2020 às 00:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dois alimentos considerados benéficos ao organismo também são aliados na hora de secar as gordurinhas

Dois alimentos considerados benéficos ao organismo também são aliados na hora de secar as gordurinhas. 

O que muita gente não sabe é que, quando combinados, ajudam na perda de peso de forma saudável. 

Descubra o poder da combinação de berinjela e limão na dieta e nunca mais deixe-os fora do seu prato!

Resumidamente, eles ajudam a acelerar o metabolismo, eliminam as toxinas e promovem saciedade, evitando a compulsão alimentar. 

Somados à prática de exercícios físicos regulares, é claro, os resultados na balança se potencializam. Com essas pequenas mudanças no dia a dia, perder peso fica mais leve, fácil e prazeroso.

Legume magro

A berinjela é considerada um alimento pouco calórico e rico em nutrientes, por isso, é sempre incluída em cardápios para perda de peso. 

Fonte de fibras; de minerais como magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo; e de vitaminas A, B1, B2 e C, ela combate os níveis elevados de colesterol ruim (LDL). 

Sua cor roxa não é por acaso e, sim, revela um poderoso antioxidante. Além disso, reduz a retenção de líquidos, melhora o aspecto das celulites e ajuda no bom funcionamento do intestino. 

Na dieta, sua eficácia vai para a grande quantidade de água e fibras que ela contém, mantendo o corpo hidratado. 

E, assim, favorece as reações químicas nas células do organismo e o aumento da saciedade, fazendo com que a pessoa consuma uma quantidade menor de alimentos nas refeições.

Azedinho do bem​

O limão é conhecido como a fruta que previne gripes e resfriados por ser fonte de vitamina C, fortalecendo a imunidade. 

Mas não é só por isso que devemos consumi-lo! Apesar de muita gente fugir do seu gosto azedo, é um importante agente antioxidante, combatendo os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce das células e prevenindo diversas doenças como o câncer.

Ele também ajuda no transporte e na absorção do ferro, tem poder digestivo, é bom para o coração pois reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol, controla náuseas e auxilia nos tratamentos para reumatismo. 

No emagrecimento, o limão é conhecido pelo seu poder detox no corpo, eliminando facilmente as toxinas e impurezas e reduzindo o inchaço. 

Além todos esses benefícios, o d-limoneno, óleo essencial cítrico encontrado na casca do limão, é famoso por reduzir a ansiedade.

Berinjela e limão na dieta: como consumi-los?​

Sem desculpas! Cada alimento pode ser incluído de diversas maneiras na alimentação, adaptado para todos os gostos e paladares. 

Confira algumas dicas para combinar berinjela e limão na dieta

Berinjela​ 

“A berinjela pode ser incorporada em várias preparações como lasanha, ratatouille, molhos, saladas e diferentes guarnições. A maior dica é sempre preferir cozida (se possível, no vapor) ou assada, para diminuir o colesterol e manter as proteínas”, ensina a nutricionista Stéphanie Robi. 

Ela também pode ser encontrada na forma de farinha, que é rica em fibras, principalmente as solúveis, que agem na diminuição do colesterol e da glicemia no sangue. 

Já a água de berinjela, que é feita com o legume cortado em cubos de molho em 1 copo de 200 ml de água, deve ser consumida meia hora antes das refeições para ajudar no emagrecimento.

Limão​ 

A fruta é muito usada em sucos (que tal fazer um de berinjela com limão?), em temperos de pratos e saladas ou até mesmo ao natural. 

A moda de tomar um copo d’água com meio limão antes do café da manhã, inclusive, já virou rotina para muitos brasileiros. 

Mas existem outras maneiras gostosas de consumir o limão, como explica a nutricionista Talitta Maciel: “Misturado com chás em temperatura morna, junto com outras frutas, apenas com água em temperatura ambiente e ingerido em jejum… São infinitas possibilidades para consumir o limão. Porém, é indicado não adoçar com açúcar”.

*Informações Alto Astral


+ Saúde