Benefícios do Chá de Hortelã para sua saúde!

  • Nutrição em Prática
  • Publicado em 31 de maio de 2017 às 11:53
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Melhorar a digestão e diminuir enjoos são alguns dos benefícios do chá de hortelã, que pode ser preparado usando duas espécies diferentes de hortelã, uma conhecida como hortelã comum ou Menta spicata e outra conhecida como hortelã-pimenta ou Menta piperita.

A mistura dos tipos de hortelãs é ótima para o  tratamento de diversos problemas digestivos, como má digestão, náusea ou vômito, como para limpar os pulmões e descongestionar o nariz, principalmente em casos de gripe ou resfriado com tosse.

A hortelã pode ser utilizada em outras formas além do chá, como cápsulas com óleo ou extrato seco da planta ou na forma de óleo essencial para a pele ou aromaterapia.

Hortelã comum ou Menta spicata

Hortelã pimenta ou Menta piperita

Além disso, essa uma erva aromática é fácil de ter em casa num vaso porque requer poucos cuidados e que combina muito bem com suco de abacaxi ou limão, em drinks e até para molhos de iogurte em pratos salgados como tempero por exemplo.

Receitas com chá de hortelã

Os chás podem ser preparados usando os dois tipos de hortelã, de acordo com os benefícios pretendidos.

1. Chás de hortelã comum

Chá para a má digestão, náusea ou vômito:

O chá de folhas de folhas de hortelã pode ser usado para ajudar na digestão, para reduzir a náusea e o vômito e para acalmar o intestino.

Ingredientes: 2 a 3 colheres de folhas frescas, secas ou trituradas de hortelã.

Modo de preparo: numa xícara adicionar 2 a 3 colheres de hortelã e adicionar 150 ml de água fervente. Tapar e deixar repousar durante 10 minutos.

Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia, e de preferência após ou entre as refeições.

Chá para a febre:

O chá de folhas de hortelã, quando combinado com ulmária ou rainha-dos-prados e com laranja-amarga, origina uma mistura que pode ser usada no tratamento da febre, pois promove o aumento do suor.

Ingredientes para a mistura: 15 g de folhas de hortelã + 70 g de flores de tília + 10 g de rainha-dos-prados + 5 g de laranja amarga

Modo de preparo: numa xícara de chá adicionar 1 colher de sopa da mistura de plantas e adicionar 150 ml de água fervente. Deixar repousar durante 10 minutos e coar.

Este chá deve ser bebido várias vezes por dia, e de preferência sempre antes de deitar para ajudar a suar.

Chá para o estômago:

O chá de folhas de hortelã comum, quando combinado com raiz de alcaçuz esmagada e flores de camomila, origina uma mistura que pode ser usada no tratamento de inflamações no estômago como gastrite, ou em casos de úlcera gástrica.

Ingredientes para a mistura: 1 colher de chá de folhas de hortelã frescas ou secas + 1 colher de chá de raiz de alcaçuz esmagada + meia colher de chá de flores de camomila.

Modo de preparo: juntar as respectivas quantidades de cada planta numa xícara de chá e adicionar 150 ml de água fervente. Deixar repousar durante 5 a 10 minutos e coar.

Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia, para ajudar a acalmar o estômago. Veja mais sobre propriedades desta planta em Hortelã.

2. Chás de hortelã pimenta

Chá para dores menstruais, enjoos, digestão difícil e gases:

O chá de folhas secas de hortelã pimenta, pode ser usado no alivio das dores menstruais, enjoos, digestão difícil de alimentos gordurosos e para diminuir a produção de gases. Este chá pode ser prepara usando folhas secas, trituradas ou frescas de hortelã pimenta.

Ingredientes: 2 colheres de chá de folhas secas inteiras ou trituradas de hortelã pimenta ou 2 a 3 folhas frescas.

Modo de preparo: colocar as folhas de hortelã pimenta numa xícara de chá e encher com água fervente. Deixar a infusão repousar durante 5 a 7 minutos e coar.

Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia e de preferência após as refeições.

Chá para dores de estômago e espasmos:

O chá de hortelã pimenta quando combinado com sementes secas de funcho ou erva-doce e folhas de melissa, pode ser usado para o alivio das dores de estômago e dos espasmos.

Ingredientes para a mistura: 2 colheres de chá de folhas secas de hortelã pimenta + 2 colheres de chá de sementes de funcho ou erva-doce + 2 colheres de chá de folha de melissa.

Modo de preparo: colocar 1 colher de sopa da mistura anterior numa xícara de chá e encher com água fervente. Deixar a infusão a repousar durante 10 minutos e coar.

Este chá deve ser bebido bem quente, 2 a 3 vezes por dia, e de preferência após ou entre as refeições. 

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.


+ zero