Bebida artesanal, kombucha conquista francanos por seus inúmeros benefícios

  • Entre linhas
  • Publicado em 23 de agosto de 2018 às 11:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Levemente gaseificada e feita através da fermentação do chá preto, bebida milenar pode ser feita em casa

Ele parece um refrigerante, só que natural. Levemente gaseificada e feita através da fermentação do chá preto, essa bebida artesanal e milenar – ela foi criada na China 221 anos antes de Cristo – caiu definitivamente no gosto dos adeptos à vida saudável.

O Kombucha – pronuncia-se “kom-bu-tchá” – é um chá milenar oriental composto de uma colônia de microrganismos – bactérias xylinum e leveduras – e tem ganhado cada vez mais adeptos em Franca por seus diversos benefícios para a saúde. O principal deles é auxiliar no tráfego gastrointestinal. Como reflexo do bom funcionamento do intestino está o aumento da imunidade, da sensação de bem-estar e do emagrecimento. “A bebida, que surge da fermentação do chá preto, verde ou mate misturado com água e açúcar, é rica em probióticos e possui propriedades para melhorar o sistema imunológico. Ajuda, ainda, a regularizar as funções do intestino, aumentar a energia e, até, a perder peso”, reforça a nutricionista Carina Borges Diniz. 

A base do kombucha é scoby, uma colônia de bactérias que se parece com uma placa gelatinosa de coloração marrom. A partir dela, as bactérias e as leveduras vão procriar e gerar a fermentação do chá – esta é rica em antioxidantes e vitaminas do complexo B. Para fermentar e crescer, o scoby precisa de açúcar. “Recomendo o uso do açúcar mascavo ou demerara”, orienta Carina.

Como ele é feito

Segundo a especialista, o chá pode ser produzido em casa. Ela orienta o uso de uma colher de sobremesa de açúcar, um saquinho de chá preto ou chá verde para 250 ml de água. “A água deve ser fervida. Depois de desligado o fogo, o chá deve ser colocado para infusão. Somente após esfriar é que o scoby deve ser colocado. Se você colocar o scoby no chá quente vai matar os microrganismos”, ensina. Ela alerta que se deve ficar atento também para a qualidade da água e do chá – que também pode ser usado em folha. “Se um deles não for adequado para o uso, a bebida deixa de ser saudável”, alerta. Além disso, de acordo com a nutricionista, o scoby deve ser guardado em vasilha de vidro, nunca em utensílios de plástico.

Essa fermentação cria uma levedura composta de microrganismos aglomerados em uma massa de celulose parecida com uma panqueca. Quando a “panqueca” é colocada em um recipiente contendo uma mistura de chá e açúcar, transforma o líquido em uma bebida refrescante levemente borbulhante com uma fragrância muito aromática. “Apesar de extremamente benéfico, se ingerido de forma errada, o chá pode provocar efeitos colaterais indesejados, como diarreia, gases e dar espaço para a entrada de bactérias ruins na flora intestinal”, alerta Carina, acrescentando que ele deve ser consumido duas vezes ao dia, sendo que os melhores horários são pela manhã e à noite. E não se deve ingerir mais de 200 ml por dia. “Nenhum alimento pode ser trabalhado de forma irresponsável. O usuário precisa entender para que ele serve para usá-lo de forma segura. Por isso, é preciso ter o acompanhamento de um profissional”, diz.

Além disso, apesar de ser conhecido como o chá da saúde, o kombucha não é indicado para grávidas, mulheres que estão amamentando, crianças menores de seis anos e alcóolatras em recuperação.