Com aumento de casos em grávidas e adultos, Batatais intensifica testes de sífilis

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de março de 2016 às 09:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em 2015, foram constatados 18 casos em adultos, 20 gestantes e mais 03 casos congênitos

20 gestantes foram detectadas em 2015

A Secretaria de Saúde de Batatais (cidade a 60 km de Franca) está alertando que todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto ou morte ao nascer. 

A sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto.

Para a realização do teste rápido, é necessário comparecer ao CTA (no antigo Pronto Socorro) com o cartão SUS, documento com foto e ter disponibilidade de participar de orientações pré-teste e aguardar o resultado nas segundas, quintas e sextas feiras até às 08h15min.

Quando diagnosticado, a pessoa já será agendada para acompanhamento no local que foi realizado o teste. Para maiores informações, telefone 3662-2793.

De acordo com Vigilância Epidemiológica de Batatais, nos anos de 2013 e 2014 ao todo, tivemos 30 casos notificados em adulto, 17 em gestantes e 03 congênitos. 

Em 2015, foram 18 em adultos, 20 em gestantes e 03 casos congênitos. Atualmente só neste início de 2016, já foram informados ao setor epidemiológico 04 casos em adulto, 11 gestantes, 01 criança confirmada sífilis congênita, 07 bebês nascidos de mães com sífilis e em investigação do diagnóstico e um natimorto.

Considerando o aumento do número de casos de Sífilis em Batatais, a Secretaria Municipal de Saúde através do Programa Municipal de DST/Aids, convida a toda população da cidade realizar os testes de Sífilis. 

Durantes o mês de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, as Unidades Básicas de Saúde e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) no antigo Pronto Socorro  intensificarão suas ações para o controle da Sífilis e principalmente da Sífilis Congênita.

O Programa Municipal de DST/Aids lembra que a infecção é muitas vezes silenciosa. Ou seja, pode não apresentar sintomas e só pode ser detectada pelo teste. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais fácil o tratamento e menor o risco de complicações. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a sífilis atinge mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo e sua erradicação continua a desafiar a saúde pública. 

A sífilis cresce no mundo todo e é um importante marcador epidemiológico, servindo como alerta para a investigação de outras doenças de transmissão sexual, principalmente o HIV/Aids. 

Por se tratar de uma doença infectocontagiosa e curável se detectada precocemente, as autoridades no assunto além de incentivar e alertar sobre o uso do preservativo em todas as relações sexuais, recomenda a realização do teste pelo menos uma vez na vida e nos casos de exposição aos riscos, realizar o teste sempre que possível.


+ Cidades