Basquete Brasília recupera patrocínio e voltará a disputar o NBB em 2018

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de julho de 2018 às 10:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cidade recupera patrocínio e terá equipe no torneio, mas não jogadores ou comissão técnica

  Luis Nova/Esp. CB/D.A Press

O UniCeub/BRB/Brasília foi a última equipe a representar a cidade no NBB

Durou uma temporada a agonia de Brasília no basquete nacional. Após um ano longe do Novo Basquete Brasil (NBB), a cidade está de volta à elite da modalidade pelas mãos de uma velha patrocinadora. A Universidade Salgado de Oliveira (Universo) retornou à capital e garantiu um time candango na primeira divisão.

O gerente-geral da nova equipe, Bernardo Bessa, confirmou a presença da Universo/Brasília na 11ª edição do NBB. “Todas as documentações foram entregues e estamos de volta. A Liga aprovou nosso time”, disse Bessa, que estava à frente dos Búfalos na última temporada da Liga Ouro, segunda divisão do basquete nacional. Eliminado nas quartas de final do torneio, os Búfalos encerraram as atividades.

No NBB 10, a Universo patrocinou o Vitória, da Bahia, mas decidiu voltar à capital do país após longa negociação. Em Brasília, a franquia foi bicampeã nacional (2007 e 2010) e faturou a Liga das Américas de 2009.

Em 2010, a entidade carioca deixou o Distrito Federal rumo à Uberlândia, antes de investir no basquete baiano. O novo acordo foi comemorado por Bernardo Bessa. “Brasília merece isso. É uma responsabilidade grande, mas estamos entrando para brigar lá em cima, por título. É o lugar da nossa cidade, de onde jamais deveria ter saído”, comentou.

As atividades da Universo/Brasília devem começar entre os dias 15 e 20 de agosto. Ainda não há definição sobre a comissão técnica ou jogadores que defenderão a nova equipe. Até o próximo dia 12, o NBB divulgará a tabela do torneio, que deve começar em novembro.

Vaga

Nomes importantes no cenário do basquete na capital do país se mostraram dispostos a participar do novo projeto. José Carlos Vidal, treinador campeão da Liga Sul-Americana de 2015 e de três títulos nacionais, não descarta ingressar no time dirigido por Bernado Bessa.

No entanto, Vidal afirmou ainda não ter recebido convite para ajudar a equipe. “Não chegou nada para mim. Mas é claro que pensaria com carinho sobre o assunto. Participei de momentos vitoriosos, gostaria de participar novamente”, disse o ex-dirigente do UniCeub/BRB/Brasília, última equipe a representar a cidade no NBB.

Rossi, ex-jogador e ídolo do basquete candango, também se mostrou animado com a chance de voltar a participar ativamente da modalidade. “Claro que ficaria feliz em fazer parte. Gostaria de ajudar na comissão ou nos bastidores, mas ainda não chegou nada para mim”, explicou o tricampeão do NBB com o Brasília.


+ Basquete