Baseada nas forças e virtudes, psicologia positiva é eficaz para o sucesso

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  • Publicado em 14 de julho de 2017 às 11:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:15
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Por isso, ela tem sido vista como uma das ferramentas fundamentais para as empresas que buscam o sucesso

Manter o foco em sentimentos positivos, deixando fatos, pensamentos e sentimentos negativos para trás, buscando aprender com eles, mas se propondo a focar mais nas forças que nas fraquezas, a promover mais as qualidades do que reparar o que vai mal. Parece utopia, mas é o que propõe a psicologia positiva, um campo científico novo, que usa como palavra chave a felicidade. “É o estudo das forças e virtudes que permitem o indivíduo, organização e comunidades atingirem seu desenvolvimento pleno”, diz a master coach da Master Way, Andresa Maranha.

Justamente por isso, ela tem sido vista como uma das ferramentas fundamentais para as empresas que buscam o sucesso e a consolidação. “Embora não tenha sido criada especificamente para o mundo corporativo, a psicologia positiva ajuda a manter a saúde dos relacionamentos, por isso tem sido procurada por equipes de recursos humanos, uma vez que leva ao aumento da produtividade, eleva a motivação e diminui o absenteísmo, fator que gera muito prejuízos à empresa”, observa.

Falando de forma clara: quem é mais positivo é mais produtivo, mais agradável para conviver, constrói laços com os colegas de trabalho, e aumenta a confiança dentro do time. Além disso, cultivar emoções positivas promove uma disposição mental expansiva, tolerante e criativa, deixando as pessoas abertas a novas ideias e experiências. “A psicologia positiva ajuda os colaboradores a saírem da zona de conforto e a mudar de atitude; há maior clareza mental e o pensamento flui livremente, o que facilita partir para a ação e a resolver problemas”, reforça Andresa, que completa: “enquanto a positividade aumenta nossa flexibilidade e nos coloca numa espiral ascendente de emoções positivas, a negatividade e até mesmo a neutralidade limitam nossa visão do mundo”.

Na prática

Dessa forma, ao aplicar os princípios da psicologia positiva nas empresas, passa-se a evidenciar os pontos fortes do ambiente e dos colaboradores. Isso não significa que os problemas sejam esquecidos, mas é uma forma de deixar claro para os colaboradores de que os talentos deles são capazes de solucioná-los. Assim, a empresa desperta o melhor de cada funcionário, tornando-o mais forte pessoal e profissionalmente e mais engajado. “A psicologia positiva tem três missões: curar as doenças mentais; tornar mais feliz a vida das pessoas e identificar e cultivar os talentos humanos. Isto porque ela busca destacar e focar nas habilidades, atitudes e fortalezas das pessoas, ao invés de seus fracassos e dificuldades. Através de técnicas diferenciadas, avalia fatores de risco à saúde física e emocional”, destaca Andresa.

Andresa diz que as organizações que entendem que o que traz resultado para a empresa é o ser humano, investem na psicologia positiva

Ela diz que as organizações que entendem que o que move, gera lucro e o que traz resultado é o ser humano, uma vez que é ele que está por trás de toda matéria prima e máquinas, investem e incentivam a utilização dessa moderna e eficaz ciência. “Funcionário satisfeito, valorizado, feliz, veste a camisa, se compromete, dá o seu melhor”, reforça.

A master coach sugere um exercício simples e fácil para cultivar emoções positivas, com resultados fantásticos. Trata-se do “Diário da Gratidão”, onde você pode anotar todas as noites, três coisas boas que aconteceram no dia pelas quais você se sente grato – desde coisas simples ou muito significativas. “Este é um exercício que, comprovadamente, direciona nosso foco para as experiências positivas da vida diária, que muitas vezes nos passam despercebidas”, afirma.

NO FOCO

Andresa Maranha – Master Coach

Master Way

Telefone (16) 99124-4857