Bancos pedem que beneficiários do INSS evitem aglomerações

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 29 de março de 2020 às 18:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:32
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As orientações são direcionadas especialmente para as pessoas que integram riscos da doença

​O pagamento aos beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e de aposentados, que ocorre entre os dias 25/03 e 07/04, tem gerado recomendações de profissionais de saúde e funcionários de instituições financeiras.

O objetivo é para que se evitem aglomerações nas agências bancárias, por conta da pandemia do novo coronavírus.

As orientações são direcionadas especialmente para as pessoas que integram o grupo de risco da doença. 

A fim de organizar o atendimento e evitar acúmulo de pessoas nas agências bancárias, os profissionais de saúde e os funcionários das instituições financeiras solicitam que os beneficiários evitem ir aos bancos para sacar dinheiro em espécie.

Pede que eles prefiram pagar suas compras nos estabelecimentos comerciais que estão em funcionamento por meio do cartão do benefício. 

Além disso, os bancos disponibilizam uma série de canais para atendimento a distância, como centrais de relacionamento com o cliente via telefone, redes sociais, aplicativos de mensagem e o próprio site das instituições financeiras (internet banking). 

Grande parte da demanda dos clientes pode ser solucionada por esses canais. 

O INSS também dispensou a apresentação da prova de vida feita anualmente pelos beneficiários por um período de 120 dias, contados a partir de março. 

Mesmo quem não apresentar a prova de vida no período, continuará a receber o benefício. 

A medida inclui também a dispensa do agendamento para realizar o procedimento em domicílio e vale tanto para os beneficiários que residem no Brasil, quanto para os que moram no exterior.

Em casos em que a presença nas agências bancárias é imprescindível, a recomendação é que se mantenha uma distância de, pelo menos, dois metros entre as pessoas. 

Qualquer dúvida sobre o pagamento do benefício e demais assuntos que envolvam o INSS pode ser sanada pelo site gov.br/meuinss ou por meio da central telefônica 135.  


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