Banco do Brasil já permite pagamento do IPVA pelo WhatsApp aos clientes

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de janeiro de 2019 às 00:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A transação passou a fazer parte do rol de serviços de atendimento a clientes do banco por meio do aplicativo

O Banco do Brasil vai permitir que
seus clientes façam o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos
Automotores (IPVA) e outras taxas cobradas pelo Detran, diretamente pelo
WhatsApp.

A transação passou a fazer parte do
rol de serviços de atendimento a clientes do banco por meio do aplicativo de
mensagens instantâneas.

Para efetuar o pagamento do IPVA e
outras taxas, incluindo multas de trânsito, o cliente do banco deve informar o
código do Renavam, a placa do veículo e o CPF do proprietário.

A utilização do WhatsApp como um
canal de atendimento do BB requer o cadastramento prévio do telefone do cliente
em suas informações cadastrais registradas no banco.

A operação, por enquanto, só está
disponível nos estados do Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Sul e no Distrito
Federal. Nos demais estados, o uso do WhatsApp deverá estar disponível nos
próximos meses, após a adequação de sistemas das secretarias de Fazenda com a
tecnologia do banco, informou a assessoria da instituição.

O atendimento pelo Whatsapp foi
lançado para todos os clientes em setembro de 2018, com opção para 14
transações. Em dezembro, o BB foi o primeiro banco a permitir saque pelo
WhatsApp. 

Com mais essa solução, já são 16 transações que podem ser realizadas
pelo aplicativo de mensagens, incluindo rastreio de cartão, consulta de limite,
extrato, saldo e fatura do cartão, poupança e conta corrente, além de recargas
de celular e transferências entre contas.

O banco informou que, em menos de
quatro meses, já foram realizadas mais de 100 mil transações (financeiras e
consultas) pelos clientes via WhatsApp. Os saques e transferências realizados
por meio do aplicativo são limitados até R$ 300.

Como
funciona

A solução alia o uso da inteligência
artificial, por meio de chatbot (uma máquina que conversa com o
cliente), e as mensagens são criptografadas de ponta a ponta. Para acessar o
Banco do Brasil no WhatsApp é necessário salvar o telefone [+55] 61 4004 0001
no celular e iniciar uma conversa. O aparelho e o número do cliente precisarão
estar cadastrados previamente.

Quando um serviço de informações,
como solicitar um extrato de conta-corrente, for solicitado pelo cliente, um
código de confirmação será enviado pelo banco via push ou SMS. Para as
outras transações, os clientes também deverão digitar sua senha. Depois, o
cliente receberá uma resposta confirmando a transação, tudo em texto. Se houver
necessidade de atendimento humano, o cliente passará a ser atendido por um
funcionário do BB.

A tecnologia de assistência virtual
vem sendo utilizada pelo BB desde 2017, utilizando inteligência cognitiva.
Segundo o banco, o chatbot responde por meio de uma linguagem natural e
aprende constantemente com base nas interações dos usuários. “Após o
lançamento do seu Assistente Virtual, o Banco do Brasil aumentou 71% suas
interações com os clientes via mídias sociais”, informou o BB.


+ Serviços