Banco Central reduz Selic em 0,75 ponto e juros vão a 2,25% ao ano. Saiba

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de junho de 2020 às 18:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Trata-se da 8ª redução consecutiva da taxa básica, cujo atual ciclo de queda começou em julho do ano passado

Como era amplamente esperado entre analistas de mercado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou nesta quarta-feira,17, mais um corte de 0,75 ponto percentual (p.p.) na Selic, taxa básica de juros da economia, que foi de 3% a 2,25% ao ano, uma nova mínima histórica.

Trata-se da oitava redução consecutiva da Selic, cujo atual ciclo de redução começou em julho do ano passado.

Na reunião passada, na primeira semana de maio, o BC anunciou um corte de 0,75 (p.p.) e sinalizou que faria outro de mesma magnitude na Selic em junho, o que completaria estímulo necessário como reação aos efeitos econômicos da covid-19.

Desde a então, houve um agravamento significativo do surto viral no país, deterioração das expectativas de crescimento, queda das expectativas de inflação de curto e médio prazo.

A expectava do mercado medida semanalmente pelo Banco Central pelo Focus é de que a taxa permaneça em 2,25% em 2020.  Para o ano que vem, a previsão caiu a 3%.

A queda de 16% nas vendas do comércio varejista em abril e de 11,7% no segmento de serviços confirmaram que a atividade pode ter chegado ao fundo do poço no período, o que é um incentivo a mais para que o BC continue com sua política monetária estimulativa. 

Junto e esses dois setores, o industrial teve queda de 18% na produção em abril.

A inflação em níveis historicamente baixos também favorece o movimento. Em maio, o IPCA veio negativo pelo segundo mês seguido. 

No acumulado de 12 meses até março, o IPCA teve alta de 1,88%, de 2,40% antes, abaixo da meta de inflação de 4% do governo para 2020, que tem tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.


+ Economia