Banana uma ótima fonte de energia para atletas

  • Nutrição em Prática
  • Publicado em 15 de fevereiro de 2016 às 16:54
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A banana é um alimento que acompanha aqueles adeptos da musculação e da prática de exercícios físicos. Com muitas qualidades, ela é ótima para ser incluída no cardápio do dia a dia.

As variedades da banana

Muito produzida na região do Vale do Ribeira, em São Paulo – o Brasil é o terceiro produtor mundial da fruta – ela é disponível o ano inteiro, já que é adaptada a diversos climas. São muitas as variedades:

  • Banana-prata: Ela tem o benefício de durar bastante, porem, é mais indicada para o prepare de pratos e não para o consume fresco, já que é mais dura e mais amarga. Tem cerca de 86 calorias em 100 gramas.
  • Banana-maçã: o nome vem do cheiro, que lembra o da maçã. Ela é bem macia e tem a digestão fácil, mas pode causar constipação. Um pouco mais calórica, tem 100 calorias em 100gramas.
  • Banana-da-terra: tem muita vitamina A e C, e 122 calorias em 100 gramas. É a maior de todas e pode chegar a 26cm de comprimento e pesar até meio quilo.
  • Banana-ouro: ao contrário da banana da terra, é pequena, com menos de 10 centímetros. Apesar de ser pequena, é mais calórica, e tem cerca de 158 calorias em cada 100 gramas.

Benefícios da banana na musculação e outras atividades físicas

Considerada uma super fruta, ela é mais nutritiva do que as outras e por isso é uma opção tão boa para qualquer tipo de cardápio. Algumas dietas, inclusive, dizem que o seu consumo pela manhã pode levar à perda de até 6kg em um mês.

Contém em sua composição 23% de carboidratos, – e por isso pode ser um pouco mais calórica do que as outras frutas – além das vitamina A, B1, B2, B6, B12, C, D.

Um dos nutrientes mais buscados na banana pelos atletas, porém, é o potássio. Ele é tão famoso porque impede as câimbras musculares durante os exercícios físicos, melhorando o desempenho. Apesar de pouca gente saber, o magnésio presente na banana também é eficaz para impedi-las, já que ele é essencial para a contração muscular, assim como o cálcio (que também está em boa quantidade na banana).

O ferro ajuda no combate a anemia, e as fibras, na regulação do fluxo intestinal e na manutenção da saciedade por mais tempo.

Os 3 tipos de açúcares naturais da fruta são os responsáveis por fornecer a energia que o corpo precisa para o exercício físico. São eles a frutose, a sacarose e a glicose, que repõe a energia gasta após os treinos, sendo uma boa opção para ser consumida após a atividade física por manter a disposição.

A maior surpresa da fruta é o triptofano, que vai além dos benefícios físicos procurados por quem consome a banana. Ele age no humor e no sono, porque é precursor daquele neurotransmissor chamado serotonina, que dá uma sensação de bem estar e tranquilidade a quem come.

Por ter um pouco mais de açúcar do que as outras frutas, seu consumo precisa ser moderado em pessoas que buscam a perda de peso.

A quantidade de unidades que é adequada para o consumo diário depende da rotina de cada um, já que as calorias presentes, caso não gastas, podem colaborar para o ganho de peso.

O consumo de 2 unidades por dia é adequado para os praticantes de exercícios. Estudos comprovam que as calorias consumidas ali são queimados se forem feitos 90 minutos de exercícios físicos de alta performance no dia.

Pra quem não tem costume de treinar, uma unidade por dia é o suficiente, assim, efeitos colaterais indesejados são evitados.

Portanto, a inclusão da banana, desde que com moderação, é ótima para qualquer pessoa.

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​


+ zero