Azia: o que fazer? Conheça 10 remédios caseiros que com efeito rápido e eficaz

  • Entre linhas
  • Publicado em 27 de agosto de 2018 às 20:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quase sempre causando sensação de queimação, azia pode indicar que a alimentação não está adequada

​Quase sempre causando uma sensação de queimação no estômago insuportável, a azia pode indicar que a nossa alimentação não está adequada. Mas, apesar do extremo desconforto que a azia pode ocasionar, veremos que é possível eliminá-la através da utilização de remédios caseiros.

O que é azia

A azia é uma espécie de falha no processo digestivo, que ocorre por que há retorno do suco gástrico para o esôfago. O organismo conta com uma válvula entre o esôfago e o estômago, que se abre para que o alimento passe e se fecha novamente depois. Acontece que, em algumas situações, essa válvula deixa de funcionar bem, provocando esse retorno do suco gástrico, que por ser ácido, irrita o esôfago.

A dor ocorre na região do tórax e pode irradiar para o peito, garganta e pescoço. A azia pode, inclusive, ser confundida com um ataque no coração, como o infarto.

Causas e fatores de risco

Como dito anteriormente, essa falha no esfíncter esofágico anterior é a principal causa da azia, e essa falha pode ocorrer por uma pressão no estômago, causado por excesso de peso, gravidez, prisão de ventre, por causa de um “afrouxamento” dessa válvula, muito comum quando certos alimentos são ingeridos, ou por algum excesso alimentar.

Além disso, alguns problemas podem facilitar a azia, como a hérnia de hiato. Alguns medicamentos também podem provocar queimação no estômago.

Como evitar a azia

A principal recomendação para quem quer evitar a azia é mudar hábitos alimentares. Já se sabe que certos alimentos provocam um relaxamento da válvula que existe entre o esôfago e o estômago ou podem causar mais queimação, como é o caso do café – e outras bebidas que contém cafeína, como o chá preto e o mate -, de alimentos apimentados, embutidos, frituras, alimentos gordurosos, e verduras, como couve, pepino, tomate, rabanete, repolho e brócolis.

Além disso, é importante comer de três em três horas, pois quando o estômago passa muito tempo sem receber comida, ele tende a produzir mais suco gástrico e esse suco pode voltar.

É essencial também evitar exercícios após as refeições, bem como deitar-se imediatamente depois de comer, pois ambos podem favorecer o refluxo, que é a volta do suco gástrico para o esôfago.

Evitar excessos alimentarestambém é uma recomendação essencial.

Os vilões daqueles que sofrem de azia

Há dois grandes vilões para aqueles que sofrem de azia: o álcool e o cigarro. O álcool irrita o sistema digestivo, estimula a produção de ácido e relaxa a válvula do esôfago. Já o cigarro diminui a proteção da mucosa do estômago. Ambos devem ser evitados, principalmente por quem sofre de azias constantes.

Outra recomendação importante é evitar o excesso de peso, pois isso sobrecarrega o estômago, facilitando a azia. Caso note alguma piora da queimação, após o consumo de algum medicamento, consulte um especialista.

Remédios caseiros contra a azia

Atire a primeira pedra quem nunca sentiu aquela queimação incômoda no estômago, após alguma refeição. Muitas vezes, o episódio pode ser ocasional e ocorrer por causa de algum alimento que não fez muito bem, no entanto, a azia pode ser um problema mais sério, principalmente quando ela é muito recorrente.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 20 milhões de pessoas sofrem com a azia. No entanto, o distúrbio tem solução.

Alguns alimentos poderão ser utilizados no tratamento da azia bem como simples mudanças de hábito. Vejamos abaixo 10 tratamentos caseiros para resolver ou amenizar o problema e, em caso de persistirem os sintomas, não hesite em procurar um médico.

1. Coma uma maçã ou uma banana

Maçãs e bananas são frutas ricas em antiácidos naturais. Escolha uma das duas frutas e coma ao menos duas por dia. É importante que caso opte pela banana, que ela esteja bem madura. Em termos técnicos, quanto mais madura, mais nutrientes.

2. Faça chá de gengibre

cha gengibre

Gengibre combate irritações e inflamações pelo corpo. A ingestão de seu chá é o suficiente para eliminar o refluxo e também a azia. Seu chá é preparado com 2 xícaras de água e 3 fatias de 1 cm cada de gengibre. Ferva a água, assim que levantar fervura adicione o gengibre e deixe descansar por 30 minutos antes de beber.

3. Mostarda

Por ser alcalinizante e cheia de minerais, a mostarda é uma poderosa aliada para aliviar a azia rapidamente. A melhor forma é consumir uma colher de chá de mostarda amarela de procedência boa e orgânica. Uma vez ao dia.

4. Elimine vícios

parar de fumar

Os vícios mais destrutivos da humanidade em ordem de riscos são o álcool e o tabagismo. Ambos acabam com o organismo, fragilizando todos os processos do corpo. Fumar e beber álcool deprecia as atividades do estômago e esôfago, portanto a azia é frequente. A solução mais sensata é eliminar os dois vícios. Procure por ajuda de amigos, familiares ou de um médico para parar de fumar ou beber hoje mesmo.

5. Amêndoas para aliviar a azia

Amêndoas são nutritivas e verdadeiras aliadas na hora de aliviar a azia. Basta consumir cerca de 4 amêndoas por dia, preferencialmente após a refeição. Auxiliarão nos processos do estômago, além de trazer melhoras para o organismo. Não devem ser consumidas em excesso.

6. Manter um peso saudável

É importante estar sempre em dia com uma alimentação saudável. Quadros de sobrepeso são responsáveis por fracos processos intestinais, causando problemas de azia e também do organismo. Verifique sempre seu índice de massa muscular e procure um médico assim que notar peso acima ou abaixo do recomendado.

7. Chá de camomila para aliviar a azia

camomila

O chá de camomila já é um antigo conhecido de quem opta por remédios naturais. Capaz de aliviar tensões da mente e do organismo, o chá de camomila é extremamente rápido e eficaz na eliminação da azia. Utilize 1 xícara de água fervente com uma colher de chá de camomila seca. A camomila pode ser fervida por apenas 45 segundos, em seguida coe, espere esfriar um pouco e tome. No mínimo uma vez ao dia.

8. Suco de aloe vera reduz a azia

suco de aloe vera

Embora possa não soar como um suco muito agradável, a aloe e vera é uma planta eficaz no tratamento de irritações da pele, corpo e sistema digestório (antigo sistema digestivo). Pega-se cerca de 2 folhas de aloe e vera e extrai-se seu suco até encher ½ xícara. Deve ser bebido imediatamente.

9. Vinagre

vinagre de maca

O ácido presente no vinagre é eficaz no controle de acidez desregulada do estômago, mostrando grandes resultados na hora de aliviar a azia. Adicione 3 colheres de chá de vinagre de maçã a 300 ml de água. Beba antes de cada refeição e antes de se deitar para dormir.

10. Cabeça para o alto

A azia tende a ser ainda pior na hora de dormir. Para evitar os desconfortos da azia num momento que deve ser de descanso, certifique-se de elevar a altura de sua cabeça para que não fique alinhada com o estômago. Isso impedirá o refluxo que causa azia. Uma dica importante é colocar livros ou caixas de madeira sob os pés da cabeceira da cama, fazendo com que a parte da cabeça fique elevada. Travesseiros adicionais também podem ajudar, mas poderão se perder durante a noite, fazendo com que a azia volte.

Orientações gerais sobre azia

Caso a azia seja um quadro frequente, então é importante buscar por ajuda e orientação médica. Somente um profissional de saúde será capaz de recomendar a respeito do tratamento e medicamento ideal para cada organismo em caso de azia.