Avanço da gripe H1N1 põe autoridades, hospitais e PSs em prontidão na cidade

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de março de 2016 às 09:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Casos da doença superam os do ano passado no Estado em relação ao registrado em 2015

Em Franca, as autoridades de saúde estão em prontidão quanto ao avanço da gripe H1N1 em todo o país e no interior do Estado de São Paulo. Tanto no pronto-socorro municipal, como na Santa Casa, já há procedimentos e protocolos instaurados para o eventual surgimento de casos suspeitos.

O número de casos registrados de H1N1 no Estado de São Paulo durante os três primeiros meses de 2016 é surpreendente. Foram identificados no estado 157 pacientes com a infecção pelo vírus. Durante os doze meses de 2015, foram contabilizados 141 casos em todos os Estados do País.​

Nesta sexta-feira, a OMS (Organização Mundial de Saúde) afirmou que o vírus H1N1 está se espalhando pelo mundo com uma velocidade “sem precedentes”. De acordo com a entidade, em apenas seis semanas a nova doença se espalhou tanto quanto uma gripe comum faria em seis meses. 

A OMS ainda afirmou que em alguns países com transmissão sustentada a identificação de cada novo caso por meio de exames se torna extremamente difícil.

Dessa forma, de acordo com a agência, não seria mais necessário identificar os casos individuais em países com grande número de infectados, e que tem livre circulação do vírus pelo território. O mesmo argumento foi usado para justificar a interrupção dos informes da OMS sobre o número de casos e óbitos em cada país.


+ Saúde