Automação logística para a cadeia coureiro-calçadista é discutida pelo setor

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de setembro de 2018 às 19:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A chamada Indústria 4.0 engloba a utilização das principais inovações tecnológicas e logística

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) promove, no próximo dia 27 de setembro, em Birigui/SP, a palestra Desmistificando a Indústria 4.0 e a Padronização da Etiqueta de Composição de Calçados. 

A programação, que acontece na sede do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Birigui (Sinbi), a partir das 8 horas, é uma promoção no âmbito do Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (Sola) e do Future Footwear (FF) que tem como objetivo lançar bases para a manufatura avançada na cadeia coureiro-calçadista nacional.

Responsável pela palestra, o consultor da Abicalçados Igor Hoelscher, destaca que o evento tem o objetivo de levar conhecimento ao público, buscando apoiar com informação as empresas e profissionais que almejam se engajar nos conceitos da Indústria 4.0. 

“Trata-se de uma revolução que já está em curso e as empresas que não aderirem aos mecanismos de automação não conseguirão manter a competitividade tanto no mercado doméstico como internacional”, explica, ressaltando que os conceitos de Manufatura Avançada e Internet das Coisas já fazem parte do dia a dia. 

“Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas é preciso começar. Por isso, nesse momento, é fundamental adotar diretrizes dentro da organização que garantam trilhar o caminho para a manutenção dos negócios com competitividade e desenvolver oportunidades de crescimento”, complementa Hoelscher.

Além dos conceitos e aplicação da Indústria 4.0 no setor, o consultor abordará a importância da padronização na etiqueta de composição para calçados, tendo em vista a publicação da norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em julho. 

“A etiquetagem traz benefícios ao consumidor, que terá a informação detalhada sobre o produto, facilitará a fiscalização e diminuirá as chances de pirataria, promovendo a concorrência leal”, frisa. 

Indústria 4.0

Conceito alemão de manufatura avançada, a chamada Indústria 4.0 engloba a utilização das principais inovações tecnológicas nos campos de automação e logística para a indústria, levando em consideração os sistemas cyber-físicos (Internet das Coisas). 

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser ser feitas no link https://bit.ly/2MFpH5e. Mais informações pelo e-mail [email protected].


+ Economia