Audiência para discutir novo Plano Diretor de Rifaina reúne 150 pessoas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de agosto de 2017 às 07:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Doze grupos foram formados e apresentaram primeiras sugestões

Foi realizada nesta terça-feira (01/08) a primeira das três audiências públicas preparatórias ao novo Plano Diretor do Município de Rifaina.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Rifaina, em parceria com a Câmara de Vereadores e contou com a participação de 150 pessoas que assinaram o registro de presença, entre eles, comerciantes, incorporadores, rancheiros, industriais e residentes na cidade.

O encontro foi aberto pelo Prefeito Hugo Lourenço que explanou mais uma vez a iniciativa de se elaborar o novo PDR, já que o que estava em vigor até o início deste ano estava vencido desde 2015 (a última edição é de 2005 e sua validade foi de 10 anos).

Hugo agradeceu à Câmara de Vereadores e aos incorporadores, que tiveram que suspender seus empreendimentos para que as novas normas sejam estabelecidas, principalmente para novos loteamentos.

O representante da empresa vencedora da licitação para escolha da empresa Líder Engenharia e Gestão de Cidades Osmani Vicente Júnior, falou sobre o plano de trabalho de elaboração do novo PDR e as diretrizes que ele deve estabelecer.

Após as explicações, foi montado um trabalho dinâmico com 12 grupos entre as pessoas presentes, os quais apresentaram sugestões do que deveria ser debatido prioritariamente na elaboração do PDR.

Este material, muito rico em informações para os técnicos e que também mostrou muita convergência entre os cidadãos presentes será agora compilado pelos técnicos e apresentado na próxima Audiência Pública (AP), já definida para o dia 19 de setembro.

O Prefeito Hugo, através de Decreto, criou um Grupo de Técnico da Prefeitura que é formado por 11 pessoas que integram a administração municipal e que servirá de ligação da população com os técnicos (arquitetos e engenheiros da Líder Engenharia).

Segundo o Prefeito Hugo, este Grupo de Trabalho receberá sugestões da comunidade e segmentos da sociedade organizada de Rifaina para debates no PDR. Para tanto, podem ser enviados e-mails para a seguinte caixa postal: [email protected].

O Prefeito também determinou que os integrantes do Grupo Técnico da Prefeitura recebam pessoalmente os interessados em obter informações ou apresentar sugestões ao PDR. Para tanto basta agendar diretamente na Prefeitura o horário de atendimento.

O plano de trabalho prevê mais duas audiências públicas (a do dia 19 de setembro e mais uma em outubro). Depois o Projeto de Lei será enviado para a Câmara de Vereadores que deverá votá-lo antes do recesso do final do ano. 


+ Urbanismo