Ator global Silvero Pereira apresenta em Franca, no Teatro do Sesi, “BR-Trans”

  • Entre linhas
  • Publicado em 7 de outubro de 2019 às 01:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Peça mostra cotidiano de travestis, transexuais e artistas transformistas, através de narrativas reais

Escrita e encenada pelo ator cearense Silvero Pereira, a peça “BR-Trans” chegará a Franca no próximo dia 12 de outubro.

espetáculo leva ao palco do Teatro do Sesi de Franca, o cotidiano de travestistransexuais e artistas transformistas brasileiros, através de narrativas reais e ficcionais.

O ponto inicial da pesquisa que envolveu a montagem foi a inquietação do artista diante da discriminação que amigos transformistas sofriam na cena teatral de Fortaleza. “O preconceito era tão naturalizado, que muitas dessas pessoas acabavam desistindo do teatro e seguindo carreira em boates”, conta.

O incômodo gerou um monólogo – “Flor de dama”, em 2002 – e o Coletivo As Travestidas. Dez anos depois do primeiro solo, Silvero sentiu a necessidade de conceituar em uma metodologia as práticas vivenciadas com o grupo, transformando isso em espetáculo.

Contemplado com o edital Interações Estéticas 2012, do então Ministério da Cultura, o ator vivenciou uma residência artística no Rio Grande do Sul. “Queria saber as convergências e divergências desse universo nos polos Nordeste e Sul. Durante um mês, experimentei a vida na noite, no dia a dia, nas universidades, conhecendo as histórias dessas meninas. O resultado em cena é a minha experiência em contato com esses relatos, que ficaram registrados na minha alma e no meu corpo”, explica.

A estreia “BR-Trans” surgiu em 2013 e, desde então passou por diversas cidades brasileiras, chegando a ultrapassar fronteiras indo a Alemanha e Estados Unidos.
Foi graças a essa peça que Silvero recebeu o convite para participar da novela “A força do querer”, exibida em 2017, na TV Globo.

“Fiz duas temporadas no Rio de Janeiro. A Glória Perez foi assistir a uma apresentação e, depois, me ligou dizendo que gostaria de criar uma personagem para mim na novela”, relembra o artista, que deu vida à travesti Elis Miranda na trama das 21h.

Sem planos para volta à telinha, o cearense está empenhado em circular com seu monólogo e nas gravações do filme “Odara”, protagonizado pela atriz transexual Carol Marra. Além disso, ele está no elenco de “Bacurau”, novo longa-metragem do pernambucano Kleber Mendonça Filho, que deve ser lançado ainda em 2019.

Representatividade

Com o Coletivo As Travestidas, Silvero coloca em prática sua visão de teatro como forma de promover discussões urgentes. A trajetória do grupo, que reúne diversos prêmios, não teve um começo fácil. “Nossas primeiras temporadas tinham entre quatro e seis pessoas na plateia. A própria classe artística via o nosso trabalho com preconceito. Hoje em dia, após quase 16 anos em ação em Fortaleza, somos o grupo de teatro mais aclamado da cidade”, comemora.

Para Silvero, o lugar de resistência ocupado por artistas como Renata Carvalho – cuja peça foi retirada da programação do Janeiro de Grandes Espetáculos – aponta para uma mudança em curso. “É muito recente essa afirmação da transexual dentro do teatro e o quanto elas estão lutando por isso. Renata está abrindo caminho para que outras não vivam essas questões no futuro. O preço que eu pago em cena, hoje em dia, é muito menor do que as gerações passadas já pagaram. A arte é sem sombra de dúvidas, a maneira mais ágil e potente de gerar provocações”, defende.

Em Franca serão duas sessões: dias 12 e 13 - sábado às 20h e domingo às 19h. A entrada é gratuita e as reservas podem ser feitas partir das 12h desta segunda-feira, 07 de outubro, no site: www.sesisp.org.br/meu-sesi

+ Cultura