Atletas se preparam para a Corrida/Caminhada Outubro Rosa 2018 de Ribeirão Preto

  • Entre linhas
  • Publicado em 25 de setembro de 2018 às 17:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em sua 5ª edição, evento será realizado dia 21 de outubro com grande expectativa de público

Uma preparação adequada para a Corrida/Caminhada Outubro Rosa pode garantir o sucesso na prova (Foto: Rafael Cautella)

Com a 5ª edição da Corrida/Caminhada Outubro Rosa se aproximando, este é o momento certo para concentrar esforços na preparação. O evento ocorrerá no dia 21 de outubro, no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto e, além de ser parte da tradicional campanha de combate e prevenção do Câncer de Mama, também promove a priorização da qualidade de vida.

Com duas opções de categoria: 3 quilômetros de caminhada ou 5 quilômetros de corrida, o evento dá espaço a homens e mulheres de diferentes perfis de condicionamento físico. “Nosso objetivo é alcançar todos os públicos, para maior conscientização da importância do diagnóstico precoce e incentivo à atividade física”, explica Diocésio Andrade, médico oncologista do InORP/Grupo Oncoclínicas.

O importante é se movimentar

A corrida é uma modalidade que vem conquistando novos praticantes a cada ano. Entre os benefícios estão: perda de peso, melhora da ansiedade, maior qualidade do sono, melhora da capacidade cardiovascular e pulmonar.

A caminhada também não fica atrás. “Caminhar diariamente é importante para a promoção da saúde, tanto para pessoas saudáveis, como para aquelas com doenças crônicas degenerativas, como hipertensão arterial, diabetes e câncer”, explica o professor Emerson Zechin, coordenador do curso de Educação Física da Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp.

O INCA (Instituto Nacional Do Câncer) também corrobora a importância dos exercícios regulares, já que eles promovem o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduzem o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalecem as defesas do corpo e ajudam a manter o peso corporal adequado. Segundo o Instituto, todos esses benefícios contribuem principalmente na prevenção do câncer de intestino, endométrio e mama.

Prepare-se

Apesar de a Corrida/Caminhada Outubro Rosa ser bastante inclusiva, é interessante ter atenção com a preparação. Treinamentos regulares e boa alimentação são o caminho do sucesso para o término da prova. “É importante conhecer seus limites e organizar uma rotina de treinos. Uma planilha que propõe uma evolução gradativa pode ajudar a alcançar os resultados”, complementa Arthur Rizzi, da ARS Eventos e Consultoria Esportiva.

Os cuidados prévios à prova também incluem fortalecimento muscular. Com o desgaste da musculatura dos membros inferiores, o corredor necessita trabalhar essas estruturas para buscar um melhor rendimento. Além disso, é importante saber escolher o equipamento, como roupas leves e tênis adequados.

O acompanhamento profissional, tanto nutricional quanto esportivo, é essencial. Uma avaliação médica pode indicar com mais exatidão os limites e até as metas de condicionamento físico, conforme o estado de saúde do indivíduo. “Na corrida, é fundamental que exista o conhecimento sobre o seu tipo de pisada. Respiração correta e alimentação que ocorre antes e após o treino também são orientações que devem vir de um profissional”, explica Rafael Zimak, gerente técnico da academia Bodytech.

As inscrições, com lotes limitados, já estão abertas pelo site: www.outubrorosa.net.br. O evento tem realização do InORP /Grupo Oncoclínicas, organização da ARS Eventos e Consultoria Esportiva e conta também com o apoio da Prefeitura Mun


+ Cidades