Atleta do Sesi Franca disputará o Brasileiro pela Seleção Paulista de Natação

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de setembro de 2019 às 19:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

João Marcelo de Lima e Sousa se classificou na prova de 50 metros e disputa torneio na categoria mirim

João Marcelo de Lima e Sousa disputará a etapa nacional em Blumenau (Foto: Reprodução)

O atleta do Sesi Franca, João Marcelo de Lima e Sousa, foi convocado para integrar a Seleção Paulista na categoria mirim que disputará o Brasileiro na modalidade de natação dos Jogos Escolares.

João Marcelo conseguiu a classificação nas etapas de São Paulo e Votuporanga na prova dos 50 metros, nas quais foi campeão! A etapa nacional será em Blumenau, de 16 a 30 de novembro, e contará com a presença dos melhores atletas do país!

Organizado há 15 anos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares reúnem, em um clima de interação, respeito e amizade, mais de 6.000 alunos-atletas, de 12 a 17 anos e, desde o ano passado, têm um novo formato, com três etapas regionais e uma nacional. Somando-se às seletivas municipais e estaduais, os Jogos Escolares da Juventude movimentam todos os anos mais de 2 milhões de jovens de 40 mil escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios.

Os Jogos Escolares já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Além delas, nomes como Hugo Calderano (tênis de mesa), Raulzinho (basquete), Etiene Medeiros (natação), Rosângela Santos (atletismo), que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares. Nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, 59 atletas da delegação brasileira tiveram passagem pelos Jogos Escolares.

Com um viés educacional, os Jogos Escolares estão cada vez mais próximos de outro programa do COB, o Transforma, que promove os Valores Olímpicos. O projeto possui duas frentes: uma destinada à formação de professores, que devem criar novas maneiras de ensinar e desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos; e outra com atividades educativas a crianças e jovens. Durante a etapa nacional, estão previstas também ações educativas no Centro de Convivência do evento, com crianças de escolas públicas municipais. Já em Cascavel e em Palmas, durante as etapas regionais, haverá a entrega de diplomas aos professores que passaram por uma capacitação online.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio do Governo Municipal de Cascavel e do Governo Estadual do Paraná.


+ Esportes