​ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNE)

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de maio de 2017 às 14:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Conforme dados do IBGE, o Brasil conta atualmente com 45 milhões de portadores de necessidades especiais, ou seja, 25% da população brasileira. E esta parcela da sociedade também pode (e deve) se beneficiar da prática regular de exercícios físicos.

É sabido que os exercícios trazem uma série de melhoras em nossas capacidades físicas, mas para este público, os principais benefícios de uma vida ativa são psicossociais, como socialização, melhora da autoestima, redescoberta de sua autonomia e etc.

Inicialmente, os PNEs podem vir a ter alguns receios ao fazer atividades, portanto neste momento, o trabalho conjunto com um psicólogo é muito importante nesta fase de adaptação, assim como o apoio familiar constitui num elemento fundamental para a inserção destas pessoas na prática de exercícios.

Para que se tenha um melhor aproveitamento das atividades, algumas adaptações precisam ser feitas, como o ambiente em si, para que se preserve a segurança do praticante e a escolha da atividade deve levar em consideração as capacidades funcionais destes indivíduos, ou seja, o que cada um consegue fazer dentro das suas limitações. Isso explica por que uma modalidade é mais recomendada para um tipo de necessidade, como por exemplo o vôlei sentado é para os amputados, a esgrima para os cadeirantes e o atletismo para os cegos.

Os profissionais da área (inclusive eu) também precisam se adaptar ao intervir nesta população, mas o mais importante seria se houvessem políticas públicas que transformassem nossas cidades em locais que pudessem ser melhor aproveitados pelos PNEs, mas isso é outra história…

Para saber mais sobre esse assunto, você pode entrar em contato por e-mail, visitar meu blog ou acessar as minhas redes sociais (FacebookYouTube e Instagram).

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes