ATIVIDADE FÍSICA PARA OBESOS

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de abril de 2017 às 13:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​A obesidade é uma condição de vida que atinge, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 21% da população brasileira, enquanto que o sobrepeso (também chamado de obesidade leve ou obesidade nível 1) atinge 57% dos brasileiros. A obesidade se apresenta quando uma pessoa está 20% ou mais acima do peso ideal, conforme sua estatura; já sobrepeso é quando um indivíduo está pouco acima do peso ideal.

O Índice de Massa Corporal (IMC) é um cálculo muito utilizado para verificar se há ou não obesidade. Mas esse dado é apenas um referencial, pois leva em consideração apenas a estatura, ou seja, outros aspectos relevantes como sexo, idade e percentual de gordura (%G) não são considerados.

Atualmente, a obesidade é classificada como uma doença crônica resultante do acúmulo de gordura corporal proveniente de um estilo de vida sedentário associada a um balanço energético positivo, que é quando uma pessoa tem um consumo calórico maior do que seu gasto calórico, portanto, uma pessoa que come mais do que se exercita tende a ter um balanço energético positivo.

Indivíduos obesos precisam priorizar as atividades aeróbias (caminhar, nadar, correr, pedalar etc.) pois auxiliam no processo de emagrecimento, melhoram o condicionamento cardiorrespiratório, diminuem o stress e ajudam no controle do diabetes, colesterol e pressão arterial. É importante que estas atividades sejam feitas numa intensidade entre 60 e 70% da FC máx, e para saber sua frequência máxima subtraia 220 – idade.

Uma vez adquirida uma boa condição aeróbia, as atividades resistidas (musculação, ginástica, treinamento funcional etc.) são recomendadas pois estas atividades ajudam na tonificação muscular, aumento do metabolismo basal e do EPOC*, além do aumento da autoestima. Lembrando que ao realizar atividades com pesos, os obesos devem tomar cuidado com o impacto nas articulações, pois suportam uma grande massa corporal.

*EPOC – sigla em inglês para “aumento do consumo de oxigênio pós exercício”, uma alteração do metabolismo em resposta aos exercícios quando nosso corpo consome mais oxigênio e, consequentemente, gasta mais calorias após uma atividade.

Entre em contato por e-mail ou deixe um comentário no meu blog ou nas minhas redes sociais (FacebookInstagram e YouTube) para saber mais sobre o assunto, tirar dúvidas ou solicitar um dos meus serviços.

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes