ATIVIDADE FÍSICA PARA HIPERTENSOS

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de março de 2017 às 12:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A hipertensão é uma condição de saúde que atualmente atinge mais de 30 milhões de pessoas no Brasil e é caracterizada quando um indivíduo apresenta uma pressão arterial maior de 140/90 mm Hg (ou seja, 14 por 9), podendo ser decorrente de fatores genéticos, stress excessivo e consumo exagerado de sal, gorduras e álcool.

Portanto, a primeira atitude para prevenir a hipertensão passa pela mudança de hábitos, através da adoção de uma rotina saudável, com alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos.

   Estudos comprovam que atividade física vigorosa reduz aproximadamente 30% o risco de desenvolvimento da hipertensão. Além disso, a redução de 5 a 10% do peso corporal causada pelos exercícios auxilia na redução da pressão arterial, sendo este efeito percebido após o exercício.

Outro efeito importante causado pelos exercícios é o aumento da produção do HDL, o chamado “colesterol bom”, que ajuda a prevenir a aterosclerose, que é o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos.

Atividades aeróbias como correr, caminhar, nadar, pedalar etc. são muito recomendadas aos hipertensos, uma vez que elas produzem substâncias que relaxam a parede dos vasos sanguíneos, ajudando a reduzir a pressão arterial. E estas atividades devem ser feitas 3 vezes na semana, por pelo menos 30 minutos em intensidade leve a moderada (40 a 60% FC máxima).

Atividades resistidas (com pesos) como musculação e ginástica, por exemplo, devem ser realizadas em caráter complementar às atividades aeróbias com intensidade leve (50% de 1 RM, ou repetição máxima) até a fadiga moderada, com longos intervalos entre as séries e os exercícios.

Para saber mais sobre esse assunto, você pode entrar em contato por e-mail ou nas minhas redes sociais (FacebookYouTube e Instagram).

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes