ATIVIDADE FÍSICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de maio de 2017 às 10:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Conforme o avanço da tecnologia, as crianças trocaram as brincadeiras pelos jogos eletrônicos, e estas mesmas crianças se tornaram adolescentes completamente imersos nas redes sociais, onde muitos deixam de fazer uma atividade física, inclusive faltando as aulas de educação física na escola.

Com isso, a obesidade infantil alcançou níveis alarmantes no Brasil (2 milhões de casos por ano) e, de olho nesse mercado, algumas empresas do setor – como academias e centros esportivos – começaram a incluir algumas atividades voltadas ao público kids, como musculação adaptada e treinamento funcional, além dos esportes em geral.

A importância da atividade física na infância se dá pelo enriquecimento do repertório motor e também pelo seu desenvolvimento psicossocial, contribuindo para uma melhor formação integral. Nessa fase, as brincadeiras são essenciais, pois constituem o primeiro “exercício” que as crianças realizam. Na escola, as aulas de educação física usam as brincadeiras para que sejam aprimoradas as valências físicas (velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação etc.) e as capacidades cognitivas e psicossociais (cooperação, raciocínio, respeito as regras e as diferenças, noções de justiça, vitória e derrota etc.).

Atividades resistidas (com pesos) – musculação, ginástica, funcional – podem ser realizadas por esse público, mas sempre de maneira adaptada com as características físicas de cada um. A ciência já comprovou os benefícios destas atividades para crianças e adolescentes, mas o sucesso das mesmas depende da ludicidade para que elas sejam inseridas e estimuladas a fazerem estas práticas.

Durante a adolescência, o jovem necessita ter mais coordenação para lidar com o novo corpo que surge após o estirão da puberdade. Portanto, as atividades com pesos podem ajudar nesse sentido, assim como a prática desportiva. Não há o que se preocupar quanto a hipertrofia muscular, pois crianças e adolescentes ainda não tem a maturação hormonal necessária para tal, mas elas podem melhorar seus níveis de força, o que é importante para as articulações, que ainda não estão totalmente íntegras nesta fase, sendo ainda muito flexíveis.

O papel do educador físico ou personal trainer é saber em que fase do desenvolvimento físico seu aluno se encaixa e montar um treino adaptado para as suas necessidades, colaborando para um desenvolvimento harmônico e saudável.

Para saber mais sobre esse assunto, você pode entrar em contato por e-mail, visitar meu blog ou acessar as minhas redes sociais (FacebookYouTube e Instagram).

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes