Assembleia de SP aprova desconto a idosos na renovação da habilitação

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de setembro de 2019 às 10:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto do deputado Roberto Engler foi aprovado pela Assembleia de São Paulo e agora depende de Dória

​A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou o projeto de lei 164/2014, de autoria do deputado Roberto Engler, que estabelece desconto na renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para motoristas idosos.

O projeto prevê que cidadãos com mais de 65 anos tenham 35% de abatimento na taxa estadual de renovação, enquanto aqueles com mais de 70 anos terão 50% de redução.

A validade da CNH diminui de cinco para três anos, quando o condutor supera a marca de 65 anos. No caso de motoristas com mais de 70 anos, o documento expira mais rápido, em dois anos, podendo vencer até antes, de acordo com recomendação médica.

“É uma questão de justiça. O Estado exige que a renovação ocorra em períodos menores. Nada mais justo que colabore para custear essa exigência”, disse o deputado.

O parlamentar ainda aponta uma preocupação social da proposta.

“Normalmente, a população idosa sofre com uma estagnação ou mesmo uma diminuição de seu poder aquisitivo e, no caso da taxa de renovação da CNH, essa mesma população acaba onerada mais vezes. Não me parece correto”, afirmou Roberto Engler.

A proposta agora segue para sanção do governador João Doria. 

O prazo para aval do Poder Executivo é de 15 dias úteis depois do envio do projeto ao Palácio dos Bandeirantes.


+ Política