compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Campanha da Sociedade Brasileira de Urologia tem objetivo de conscientizar o público masculino sobre doença
A ARTESP (Agência
de Transporte do Estado de São Paulo) e as 21 concessionárias de rodovias do
Estado são parceiras novamente esse ano da Sociedade Brasileira de Urologia de
São Paulo na campanha “Novembro Azul”, com objetivo de conscientizar
o público masculino sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.
Como parte da campanha, teve início hoje a veiculação nos painéis eletrônicos
dos 8,4 mil quilômetros de rodovias concedidas da mensagem “Novembro azul,
mês da próstata. Homem também se cuida, faça o exame preventivo”. A
mensagem será exibida durante todo o mês de novembro.
De acordo com a
Sociedade Brasileira de Urologia, entidade com mais de 90 anos de fundação que
promove a campanha “Novembro Azul”, as ações de conscientização sobre
a saúde masculina têm gerado resultados positivos. Os homens estão procurando mais
o urologista, segundo a entidade. No entanto, o câncer de próstata ainda é a
doença mais comum e a segunda maior causa de morte oncológica no sexo
masculino. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que estão
estimados 68.220 novos casos no Brasil em 2018. É o tipo de câncer mais
incidente nos homens (excetuando-se o câncer de pele não melanoma) em todas as
regiões do País.
Mesmo com os
avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda
morrem devido à doença. Atualmente, cerca de 20% ainda são diagnosticados em
estágios avançados. Para reverter esse quadro é importante a realização dos
exames preventivos. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a
partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação.