Arroz doce cremoso é uma sobremesa saborosa em qualquer época do ano

Para fugir da rotina, você pode usar leite condensado, canela e outros itens que o tornam ainda mais gostoso

Postado em: em Gastronomia

Simples, mas muito saboroso, o arroz doce cremoso é uma sobremesa feita com um alimento muito comum na mesa dos brasileiros, mas que além de ser incrementado com açúcar, pode levar especiarias e outros ingredientes para um resultado incrível.

Para fugir da rotina, você pode usar leite condensado, canela e outros itens que fazem com que o resultado seja bem gostoso. Além disso, existem opções que demoram um pouco para ficar prontas e outras bem rápidas, que podem ser feitas até mesmo no micro-ondas. Assim, esse doce não precisa ficar restrito às festas juninas e pode ser consumido durante o ano todo.

RECEITA

Coloque para cozinhar (como se fosse fazer o arroz branco do dia a dia):

  • 1 xícara de arroz
  • 2 xícaras de água
  • 1 pedaço de casca de limão.

Mantenha a panela semi tampada como quando faz arroz normal. Assim que a água secar e o arroz estiver macio, retire o limão e junte:

  • 700 ml de leite
  • 1 pau de canela
  • 10 cravos da índia

Deixe essa mistura ferver mexendo de vez em quando em fogo baixo.

Enquanto isso, usando um fouet (batedor de arame), bata bem 2 gemas com 1/2 xícara de açúcar, até ficar uma misturinha cremosa. Acrescente uma concha do leite fervendo (retire da superfície da panela para não deixar que vá grãos de arroz junto) misture tudo como se fosse uma gemada e jogue dentro da panela do arroz novamente. Nesse momento mexa bastante porque começará a engrossar bem.

Prove e vá acrescentando açúcar até chegar no nível de doçura que você gosta.

Mantenha no fogo até atingir a consistência que você deseja, mas lembre-se que depois de gelado engrossa muito mais. Retire o pau de canela e leve para gelar.


Artigos Relacionados