“Arboriza Guaíra” quer ampliar cobertura verde e incentiva a população

  • Entre linhas
  • Publicado em 15 de fevereiro de 2018 às 16:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prefeitura já iniciou a notificação de quase 3 mil proprietários de imóveis solicitando o plantio de árvores

Guaíra conta com o “Arboriza Guaíra”, um projeto paisagístico, de forte escopo ambiental, que pretende mapear, classificar e ampliar a cobertura vegetal no perímetro urbano.  Conduzidas pela Secretaria de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente e Setor de Serviços Urbanos da Prefeitura as ações já começaram com a notificação orientadora de quase 3 mil proprietários imóveis solicitando que plantem árvores em suas fachadas e a recuperação vegetal.

As citações foram executadas com base na lei municipal 2.274 de 2007 que atrelava à licença de habitação de construções ao plantio árvores na calçada. A legislação não vinha sido cumprida, porém com programa agora elaborado, a Secretaria assume a preparação do local, a muda e plantio, sem custos para o munícipe.

Mais que plantar árvores, implantar e recuperar áreas veres, o Arboriza Guaíra está cadastrando e classificando as árvores urbanas, seguindo o que é preconizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, como um dos quesitos para a cidade conseguir o selo de Município Verde/Azul.

A recuperação da Mata do Thais, castigada por incêndios durante o inverno seco de 2017, fazem parte este esforço que ainda contempla a orientação, com curso de arborização e podas sendo aplicado para servidores da Prefeitura e jardineiros particulares em parceria com o Sindicato Rural.

O Arboriza Guaíra tem a intenção de, nos próximos três anos, fazer a adequada arborização de todas as praças. O trabalho começou pela praça Tonico Marques, (Santa Casa) e o princípio da recomposição da cobertura verde na nascente do lago Maracá, com o plantio de palmeiras Buriti, espécie autóctone em nascedouros de mananciais.

Abrangendo a preservação da vegetação a Prefeitura vem orientando e autuando nos casos de podas drásticas de árvores urbanas.  Ressaltando-se que para a subtração de árvores é necessária a autorização do Setor do Meio Ambiente do município, departamento afeto a Secretaria de Agricultura, situada no Anel Viário Júlio Robim (antigo Matadouro) ou pelo: 3331-2799. Nestes mesmos contatos os cidadãos podem solicitar o plantio de mudas em suas calçadas.

A secretaria fica aberta diariamente das 8h às 11h e das 13h às 16h. As espécies disponíveis são: Oiti, Pata de Vaca, Ipê Amarelo, Ipê Branco, Jambo e Magnólia.

Os seis motivos para se plantar uma árvore:

* Ar condicionado natural – Regulam a temperatura e o clima do nosso planeta;

* Protetora natural – Traz sombra e protege contra ventos e poluição sonora;

* Preserva a fauna – Habitat natural, é a fonte de abrigo e alimento de animais;

* Reduz a contaminação – As folhas retêm partículas de pó, filtrando o ar que respiramos;

* Ciclo de água – As raízes retêm a água da chuva, evitando secas e inundações;

* Protegem o solo – Evitam a erosão e o desgaste dos solos.


+ Cidades