Aprenda técnicas simples para acabar com as terríveis espinhas nas costas

Embora seja uma região de difícil acesso, conheça técnicas rápidas para aliviar esse problema pertinente

Postado em: em Beleza

A acne é um problema que causa incômodo em muitas pessoas, principalmente quando ela infecciona ou machuca a pele. 

Mas engana-se quem pensa que o único lugar que ela afeta é o rosto. 

Em muitos casos, saber como acabar com as espinhas nas costas se faz necessário, já que é outra região do corpo bastante suscetível a sua ação.

Há uma ligeira diferença entre a acne facial e corporal. A pele das costas tem poros maiores do que os poros do rosto. Dessa forma, são muito mais propensos a ficarem entupidos. 

"É por isso que é importante buscar tratamento logo no início”, comenta a dermatologista Thais Pepe.

Também conhecida como ‘bacne’​

O problema da acne nas costas recebeu o apelido internacional de ‘bacne‘ (Back Acne), após celebridades de Hollywood aparecerem com espinhas na região. 

De acordo com a médica, esse problema não atinge apenas adolescentes, uma vez que é muito comum na fase adulta, principalmente entre os praticantes de musculação. 

“Para quem treina pesado, a automedicação com anabolizantes para hipertrofia muscular e fórmulas ricas em proteínas e aminoácidos, usadas em concentrações elevadas para obtenção de massa magra de forma rápida, nem sempre são saudáveis para o organismo e estão ligadas ao aparecimento de espinhas nesse local”, afirma.

Tratamento especializado​

No caso de tratamento, o uso de produtos secativos, à base de ácido salicílico e peróxido de benzoíla, são indicados para resolver o problema. 

“Muitas vezes, os tratamentos em consultórios com uso da luz de LED nos tons de azul (bactericida) ou Infrared (para acalmar e ajudar na cicatrização) são indicados juntamente com vários procedimentos que ajudam a controlar a oleosidade”, argumenta Thais.

Como o tipo de pele influencia no tratamento — e a causa multifatorial deve ser investigada — o melhor a fazer é sempre procurar um dermatologista, o profissional mais indicado para opinar sobre como lidar com a acne nas costas. 

“Além da característica da cútis, processos hormonais ou hábitos de vida comprometidos com poucas horas de sono, estresse, tabagismo e cuidados inadequados com organismo e a alimentação contribuem para o aparecimento do problema”, explica a profissional.

Métodos simples e diários

Use sabonete líquido com o pH balanceado​

Escolha um adequado as suas necessidades e procure fórmulas com ativos como a vitamina A para incentivar a renovação celular, além de antioxidantes nutritivos e extratos com ação hidratante.

Retire as bactérias imediatamente​

Transpirou? Não demore para tomar banho. “O suor que se acumula e entra em contato com as roupas pode desenvolver bactérias causadoras de acne, principalmente quando fica em fricção”, afirma Thais. 

“O ideal é se lavar bem, com sabonete neutro para evitar que microrganismos tapem os poros”.

Não mexa!​

“Jamais espremer, apertar, manipular as espinhas porque isso tem, com certeza, grande chance futura de formação de uma cicatriz ou mancha – principalmente em estações com radiação solar mais elevada. E essas marcas podem gerar a necessidade de um tratamento muito mais prolongado e custoso”, explica Thais.

Invista na esfoliação​

Uma boa esfoliação corporal, com ativos calmantes e hidratantes, é essencial para ajudar a estimular a renovação da pele e desbloqueio dos poros. 

Apenas tome cuidado, esfregando as regiões menos afetadas e evitando aquelas que contêm espinhas inflamadas. Use uma esponja vegetal para o processo.

Receita rápida: em um recipiente, misture abacate com açúcar demerara. Aplique a mistura nas costas e faça a esfoliação delicadamente, para não agredir a pele. 

Em seguida, lave a região com o sabonete líquido neutro. Repita o processo 2 vezes por semana. E, se for sair, passe um protetor solar oil free.

Produtos de limpeza​

Reconsidere o uso de produtos perfumados de lavanderia. Os detergentes com fragrâncias, como amaciantes de roupas, por exemplo, podem causar uma maior irritação e secura na superfície da pele, o que pode desencadear a inflamação. Escolha seus produtos de beleza com cautela.

​Sua roupa também faz diferença​

Opte pelo uso maior de camisetas brancas e 100% algodão. Esse material absorve melhor as gotículas de suor e oleosidade da pele. Já o tom neutro é preferível pois evita qualquer irritabilidade causa pelos corantes aplicados na roupa.

Nada de gordura e açúcar​

A alimentação está diretamente relacionada ao aparecimento e piora da acne. Se você quer saber como acabar com as espinhas das costas, evite produtos industrializados, como enlatados e embutidos, bebidas com gás ou álcool em excesso. Coma frutas e verduras com mais frequência ao longo do dia.

​Beba água​

Pode parecer um truque simples demais, porém, é daquelas soluções que funcionam a longo prazo. Consuma, ao menos, 1,5 litro de água por dia para manter a sua pele sempre hidratada.

Cosméticos e artigos de higiene​

“Shampoo, condicionador de cabelo e produtos de tratamento contêm uma variedade de ingredientes comedogênicos, incluindo lauril e sulfato de sódio”, afirma a médica. 

Esses ingredientes, juntamente com protetores solares e produtos de cuidados com a pele que contêm lanolina, petróleo/petrolato e derivados de silicone, também podem causar irritação da pele. 

Produtos como mousse, gel e spray de cabelo merecem uma atenção especial. Considere a sua utilização.

Atenção!​

Se a acne não responde ao tratamento em casa e medicamentos simples, visite um médico. A intervenção precoce é a melhor forma de prevenção contra cicatrizes. Dessa forma, o profissional vai indicar o melhor tratamento de como acabar com espinhas nas costas.


Artigos Relacionados