Aprenda a higienizar óculos e lentes de contato em tempos de coronavírus

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de abril de 2020 às 13:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Por ficarem em contato direto com os olhos, esses itens podem ser fontes de contágio da Covid-19

A pandemia de coronavírus aumentou a preocupação com a limpeza das mãos, das roupas e até dos cômodos da casa. 

Mas não podemos esquecer que alguns itens do cotidiano também precisam de higienização frequentemente, como os óculos (de sol ou de grau) e as lentes de contato.

De acordo com o oftalmologista André Borba, ambos itens podem ser foco de contágio do covid-19 e, por isso, devem ser higienizados com frequência. 

“O ideal é limpá-los de duas a três vezes ao dia, principalmente para quem precisa continuar saindo de casa e tem contato com outras pessoas”, disse. 

Para limpar, água e detergente são o suficiente. Uma flanela ou papel toalha macio são recomendados para a secagem, pois os materiais não riscam as lentes. 

André também indica reforçar a limpeza dos óculos passando álcool 70% nas hastes. 

Além disso, deve-se evitar colocar o acessório sobre a cabeça, pendurado na roupa ou apoiado em superfícies. É importante andar com a caixinha do objeto para guardá-lo sempre que não estiver em uso.

“Em tempos de pandemia, os óculos servem inclusive como um tipo de barreira de proteção que impede que o vírus entre em contato imediato com os olhos. Mas nada adianta se não mantermos uma higiene adequada”, afirmou o oftalmologista.

Para quem utiliza lentes de contato, a atenção deve ser redobrada: as mãos e o rosto precisam estar totalmente limpos antes de retirá-las ou colocá-las. 

“Se for possível, nesse tempo de quarentena opte pelo uso dos óculos para não correr risco de contaminação no manuseio das lentes de contato”, comentou André. 

Se for indispensável continuar usando as lentes, o oftalmolista lembra que é preciso limpá-las com a solução indicada de acordo com o seu tipo (rígida ou gelatinosa). 


+ Saúde