Aposte no Marketing – 10 Tendências Para 2017

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de março de 2017 às 17:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:07
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As ferramentas
de marketing têm se tornado cada vez mais amplas e diversificadas. Saber
utiliza-las pode ser um desafio, e fazer mau uso delas certamente trará grandes
prejuízos. Por isso, é preciso que você esteja sempre antenado as novas
tendências e busque aprimora-las de acordo com as especificidades da sua
empresa.

Conheça as
principais tendências do marketing para este ano, segundo Mônica Lobenschuss,
fundadora da Social Lounge:

1. SEO

As técnicas de
Search Engine Optimization continuam em alta. Então, invista nisso e prepare o
site da sua empresa para que possa ser mais facilmente localizado nos
mecanismos de busca.

2. Blog

Uma das
principais estratégicas para melhorar o posicionamento da sua marca no Google é
a geração de conteúdos em blog. Então, agregue um blog ao seu site, se ainda
não tiver, e passe a compartilhar dicas, orientações e outras informações de
interesse dos seus clientes. Lembre-se de fazer o SEO no blog também.

3. Webinars

Assim como
participar de feiras e eventos aproxima as marcas de seus clientes e potenciais
contratantes, invista em webinars com temas de interesse, alinhados ao seu
negócio.

Você pode tirar
dúvidas sobre determinado assunto, pode dar uma palestra ao vivo e até convidar
outros especialistas para uma jornada específica sobre o tema da sua empresa.

4. Redes
sociais

O crescimento
das redes sociais continua em alta, principalmente com a utilização de vídeos.
Então, prepare um planejamento para estar nas redes sociais que atinjam os seus
clientes, pelo menos duas ou três vezes por semana. Fale sobre o seu negócio,
tendências, curiosidades, dicas etc.

5. Ads

Os anúncios nas
redes sociais e no Google terão ainda mais destaque nesse ano, pois permitem
falar diretamente com o perfil de pessoas que você quer atingir, monitorar
resultados e fazer alterações nas companhas sempre que quiser, para melhor a
conversão.

6. Marketing de
conteúdo

O inbound
marketing virá com mais força ainda em 2017, pois já comprovou os seus resultados
para atrair e fidelizar clientes, com ganhos comerciais.

É uma das
principais estratégias de marketing para conversão de vendas e baseia-se na
entrega de conteúdos para o público-alvo do seu negócio, educação dessas
pessoas sobre o seu segmento e diferenciais, convencimento das vantagens da sua
marca, relacionamento com o cliente, venda e fidelização.

7. Landingpages

É uma das
principais estratégias para capturar e-mails de pessoas interessadas em receber
determinado conteúdo.

Você pode
divulgar um e-book ou até um vídeo e um artigo por meio dessa página, em que a
pessoa terá de deixar um e-mail, que você usará para nutrir esse potencial
cliente com novas informações do seu negócio.

8. Uso de
persona

Conheça o seu
cliente em detalhes e construa o perfil exato dele (mais conhecido como persona
ou avatar), para elaborar campanhas específicas de marketing e comunicação,
feitas sob medida para essas pessoas.

9. Gatilhos
mentais

Inclua gatilhos
mentais nas suas diferentes plataformas de comunicação. Entre os que mais
convertem estão os de “História” (conte a sua história, as motivações da sua
empresa, momentos de desafio e superação, inspiração do empreendedor etc.),
“Autoridade” (invista em assessoria de imprensa para ter matérias sobre a sua
empresa e mostrar que é especialista e referência) e “Prova Social” (use
depoimentos de clientes para destacar como estão fidelizados e que recomendam a
sua marca).

10. Networking

O networking
organizado, via grupos online e até encontros e eventos presenciais, é uma
forte tendência para esse ano. É um espaço para empresas se conectarem,
conseguirem recomendações, aprenderem com outros empreendedores e ampliarem os
seus canais de vendas e de divulgação.

Para começar
agora mesmo a aplicar as melhores ferramentas e técnicas, conheça em
profundidade o seu cliente.

Para isso, se
quiser, faça uma pesquisa rápida para descobrir o perfil do seu contratante,
diferenciais e vantagens que enxerga na sua empresa, suas redes sociais
preferidas e temas de interesse. Com essa munição, é só preparar as suas armas
e partir para a conquista!

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*Esta coluna é semanal e atualizada às sextas-feiras.


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