Aplicativos promovem inclusão digital na rede estadual de ensino de SP

A pandemia faz com que governos de todo o mundo adaptem e acelerem a implantação de processos tecnológicos

Postado em: em Educação

A pandemia causada pelo novo coronavírus (causador da doença COVID-19) faz com que governos de todo o mundo adaptem e acelerem a implantação de processos tecnológicos. 

Também parte desse processo, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) criou o Centro de Mídias de São Paulo para a realização de aulas a distância.

Entretanto, é importante esclarecer que mesmo antes da pandemia, a pasta, por meio da Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidência e Matrícula (CITEM), desenvolve tecnologias para auxiliar a educação no estado.

Confira os principais aplicativos e plataformas:

– Centro de Mídias SP

O Centro de Mídias de São Paulo (CMSP) foi criado especialmente para promover as aulas a distância da rede estadual. 

São dois aplicativos, um destinado ao Ensino Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e outro para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9) e Ensino Médio. 

Os dois aplicativos também contam com canal de formação de professores e gestão e estão disponíveis para sistemas Android e iOS.

Dentro do aplicativo, também é possível acessar o Google Classroom. Quando o CMSP é utilizado pelo 4G, os dados móveis são custeados totalmente pela Seduc-SP, sem gastar a franquia do usuário. O CMSP ainda conta com página no Facebook com transmissões ao vivo e canal no YouTube.

– Minha Escola SP e Diário de Classe SP

O aplicativo Minha Escola SP é dedicado aos alunos e reúne notas, faltas, horário de aulas e até uma versão digital da carteirinha estudantil, com foto, nome, série e unidade do aluno. Os responsáveis pelos alunos também podem acessá-lo, mediante cadastro.

O Diário de Classe SP permite que os professores substituam a versão impressa do documento utilizado para registrar a frequência dos alunos, além de informações como notas das avaliações. 

A informatização do diário permite a possibilidade de os responsáveis acompanharem o registro da vida escolar dos filhos, de forma mais rápida por meio do Minha Escola SP.

Os aplicativos estão disponíveis para download gratuito no sistema Android e devem ser disponibilizados no segundo semestre para iOS. Os aplicativos também estão com dados patrocinados pela Seduc-SP durante a pandemia.

– Secretaria Escolar Digital (SED)

A Secretaria Escolar Digital (SED) é uma plataforma on-line criada para centralizar, agilizar e facilitar todas as operações que envolvem a gestão diária da vida escolas. 

Ela é destinada para servidores e alunos apresentando diferentes funções para cada.

O login inicial na SED é o que irá guiar o usuário para o login nas outras plataformas e aplicativos da Seduc-SP. 

Lá também é possível consultar as contas institucionais Microsoft e Google. Para quem nunca utilizou o serviço, é possível fazer um passo a passo para realizar o primeiro acesso em https://sed.educacao.sp.gov.br/saiba-como-acessar.

– Plataforma Foco Aprendizagem

Elaborada em parceria com a Coordenadoria Pedagógica (COPED) a plataforma é capaz de identificar as habilidades e competências dos alunos da rede estadual. 

Para isso, a ferramenta utiliza os resultados do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e da prova bimestral AP (Avaliação da Aprendizagem).

Com a tecnologia é possível criar mapas de cada sala de aula, que facilitam aos professores consultar quais habilidades precisam ser complementadas, priorizadas ou reforçadas. 

Além disso, o professor consegue fazer um raio-X por aluno com base no que cada um respondeu, sobre seus erros e acertos e, assim, já consegue implantar um reforço personalizado no próximo bimestre.

Ela é direcionada a professores, coordenadores e diretores e o acesso é online pela SED.

– Portal de Atendimento

O Portal de Atendimento é o local para que qualquer pessoa ligada a rede estadual possa acessar tutoriais, abrir uma reclamação ou tirar alguma dúvida. 

Para cada ocorrência que for aberta você receberá um resumo e número para acompanhar sua tramitação e prazo de solução ou resposta.

O acesso é feito com o mesmo login e senha da SED pelo site: https://atendimento.educacao.sp.gov.br/. 


Artigos Relacionados