Aplicativos podem cobrar até R$ 350 de cliente que sujar carro: entenda a regra

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  • Publicado em 23 de fevereiro de 2020 às 14:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:24
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Glitter, urina e vômito são alguns elementos que podem gerar a cobrança solicitada pelo motorista

Bloco para cá, festa para lá. Carnaval é época de folia e, na hora de se locomover pela cidade, muita gente acaba optando pelos aplicativos de transporte

Mas, no meio de tanto glitter, bebida e purpurina, a viagem pode acabar saindo bem cara. Isso porque, quando o assunto são os aplicativos de transporte, a regra é clara: sujou, pagou.

Todos os aplicativos de transporte ressarcem
os motoristas que precisam lavar ou limpar seus carros depois de danos causados
pelos passageiros. E, na maior parte dos casos, o dinheiro vem do bolso de quem
sujou o veículo.

Por isso, quando entrar no carro antes ou depois de curtir a folia, se atente para não sujar o veículo e acabar tendo um gasto extra. 

Glitter, purpurina, bebida, urina e vômito espalhados pelo banco são alguns dos exemplos de dano que podem ser cobrados dos passageiros.

Confira o que prevê cada uma das empresas de mobilidade nesses casos:

Taxa de limpeza na Uber

Na Uber, o motorista pode solicitar uma taxa de limpeza toda vez que “algum usuário sujar o carro a ponto de impedi-lo de aceitar novas viagens”.

Nesse caso, a taxa é cobrada diretamente do usuário, que recebe um aviso no aplicativo. 

O preço pago pelo passageiro varia de acordo com o tamanho da sujeira, e pode ir até R$350. Veja o que deixa essa conta mais cara:

  • Até R$50 – pequenas sujeiras (como bebidas e comidas) no interior ou exterior do veículo;
  • Até R$80 – sujeiras moderadas no interior ou exterior do veículo;
  • Até 200 – sujeiras mais graves, como grandes quantidades de bebidas ou no caso de superfícies de difícil limpeza;
  • Até R$350 – sujeiras mais graves envolvendo fluidos corporais no interior do veículo

Taxa de limpeza na 99

Para quem costuma andar de 99 , as questões envolvendo taxa de limpeza são mais simplificadas. Isso porque, apesar de reembolsar o motorista que teve que lavar seu carro em decorrência de alguma viagem, a 99 não repassa os gastos para o passageiro.

A própria empresa absorve e se responsabiliza pela taxa de limpeza.

*IG


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