Aplicativo transforma celular Android em monitor de segurança caseiro

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de janeiro de 2018 às 23:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aplicativo gratuito, o Haven monitora ambientes usando sensores para detectar invasores

O Haven é um aplicativo gratuito para Android que permite transformar o seu celular em uma central de segurança completa para monitorar ambientes. O app usa os sensores do aparelho para detectar movimentações e sons. Tudo é registrado e o usuário é alertado instantaneamente, via mensagem SMS. Posteriormente, os detalhes podem ser visualizados em um log, que também traz imagens e gravações. A ferramenta é ideal para quem possui dispositivos sem uso e quer aproveitá-los.

Confira como usar o app Haven para monitorar ambientes com o seu celular. Vale lembrar que o aplicativo ainda está em fase beta e está disponível apenas para usuários do sistema do Google.

– Passo 1: Instale o Haven em seu celular. Ao abrir o app pela primeira vez será necessário configurar o aplicativo. Para isso, deslize a tela para a esquerda algumas vezes ou toque sobre a seta no canto inferior direito da tela.

– Passo 2: Agora, toque em “Configure” para regular a sensibilidade do sensor de movimento. Defina o limite desejado na parte inferior e, caso queira, você pode movimentar o celular para testar. Quando terminar, toque em “Save”.

– Passo 3: O aplicativo, então, pedirá para acessar o microfone do seu computador. Toque em “Permitir” e, em seguida, defina o limite de decibéis que deve ser detectado pelo Haven. Feito isso, toque em “Save”.

– Passo 4: Toque sobre a seta no canto inferior direito ou deslize a tela para esquerda mais uma vez. Entre com um número de telefone e toque em “Save number”. É importante que o número seja de outro aparelho. Caso contrário, você não será avisado quando o Haven detectar algo.

– Passo 5: O app solicitará mais algumas permissões. Toque sempre em “Permitir” para que o aplicativo consiga acessar todos os recursos do celular e funcionar corretamente.

– Passo 6: Por fim, toque em “Finish” para concluir o processo de configuração. O app solicitará outras permissões e você deve tocar em “Permitir”.

– Passo 7: Para usar o aplicativo, basta definir um timer de contagem regressiva, posicionar o celular em um local estratégico e tocar em “Start now”. Após esse tempo, o Haven começará a monitorar o ambiente e registrará cada movimentação. Posteriormente, você poderá ver os registros tocando em “View logs”. Toque sobre um registro para ver mais detalhes, como fotos e gravações.

Aproveite as dicas para transformar o seu celular Android em uma central de monitoramento completa com o app Haven.


+ Tecnologia