Aplicativo para se cadastrar no benefício de R$ 600 já está disponível.

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de abril de 2020 às 09:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cadastro no aplicativo é necessário para trabalhadores informais que não recebem benefícios do governo

​Nesta terça-feira (7) já está disponível o aplicativo para trabalhadores informais se cadastrarem para receber o auxílio de 600 reais anunciado pelo governo como medida econômica contra o coronavírus. 

Para se cadastrar basta acessar o site  ou o APP Caixa Auxílio Emergencial. 

Mas não é todo mundo que precisa fazer o cadastro. O aplicativo é destinado a trabalhadores informais que ainda não têm nenhum tipo de cadastro no sistema de programas sociais do governo. 

Ou seja, não estão cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico) e não recebem o Bolsa-Família.

Quem já está no Cadastro Único do governo (CadÚnico) e quem já recebe o auxílio do Bolsa-Família não precisam baixar o aplicativo ou se cadastrar no site porque já têm os dados cadastrados no sistema do governo.

Se algum trabalhador já cadastrado no CadÚnico tentar se inscrever na plataforma do governo receberá uma mensagem dizendo que não há necessidade de finalizar a inscrição.

O app já recebeu mais de 600 mil inscrições. A estimativa é de que 15 milhões de brasileiros realizem o cadastramento apenas hoje. 

Até quinta-feira, a previsão é de que hajam 40 milhões de cadastros.

Pagamentos em 45 dias

“Se tudo correr bem esperamos que na quinta-feira essas pessoas estarão recebendo o valor”, diz o ministro da Cidadania, Onix Lorenzoni, em coletiva realizada em Brasília. 

Primeiramente irão receber o valor trabalhadores que têm conta poupança na Caixa.

A segunda parcela será feita já em 27 de abril, dependendo da data de aniversário. Será um processo similar ao pagamento imediato.

A ideia é encerrar abril com duas parcelas pagas tanto para trabalhadores informais fora do CadÚnico como para trabalhadores que já estão cadastrados no CadÚnico. 

Nos próximos 45 dias, o objetivo é que sejam feitos os três pagamentos previstos na medida.

Conta digital

Pedro Guimarães, presidente da Caixa, aponta que cerca de 10 milhões de brasileiros ainda não têm conta no banco e poderão usufruir de uma conta digital gratuita.

Após o app de cadastro, a Caixa irá lançar uma segunda ferramenta para que os trabalhadores possam gerenciar o dinheiro que receberem por meio de uma conta digital.

Transferências, DOCS, pagar contas poderão ser feitos pela conta digital online. 

A ideia é que as pessoas não precisem sair de casa e evitem aglomerações nos bancos para evitar a disseminação do novo coronavírus.


+ Economia