Apesar do frio intenso, não há previsão de geada em áreas produtoras

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de julho de 2017 às 16:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Temperaturas podem chegar a 5ºC no Sul de Minas Gerais ainda nesta quinta-feira (06)

A primeira semana de julho começou com frio intenso, mas, de acordo com o portal de meteorologia Climatempo, não há previsões de geadas no cinturão do grão pelo menos nos próximos dias. 

No entanto, as temperaturas podem chegar a 5ºC no Sul de Minas Gerais ainda nesta quinta-feira (06).

Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia

Segundo o meteorologista da instituição, Alexandre Nascimento, o frio excessivo acontece por conta do avanço de uma massa polar ao Centro-Sul do país, mas a temperatura deve ficar mais alta nas áreas produtoras já nos próximos dias.

“Não há chances de geadas porque essa massa é de forma marítima e não continental, que é a que costuma provocar geadas”, diz.

A colheita de café na safra 2017/2018 está avançando. Segundo a consultoria Safras & Mercado, até o dia 27 de junho os trabalhos no campo estavam em 44% no Brasil. Os operadores no terminal externo sempre repercutem as informações de frio no país, pois lembram da forte geada que queimou quase todas as plantações de café no Paraná na década de 1970.

Na manhã da última segunda-feira (03), o mercado do café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) trabalhava com altas de mais de 200 pontos, com os principais vencimentos cotados em cerca de US$ 1,25 por libra-peso.


+ Tempo