Apesar de erro no Enem, MEC mantém data do Sisu: inscrições começam dia 21

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de janeiro de 2020 às 11:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sisu permite ao candidato escolher uma universidade pública federal com base na nota do Enem

O prazo para inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está mantido, apesar das falhas encontradas na correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, de acordo com Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Sisu permite ao candidato escolher uma universidade pública federal em qualquer lugar do país, com base na nota do Enem. O prazo de seleção abre na próxima terça, 21, e se encerra na sexta, 24. São 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país.

De acordo com o MEC, para fazer a inscrição via celular, o estudante não vai precisar baixar nenhum aplicativo.

“A principal mudança é que esse novo site foi construído em uma tecnologia que permite que as inscrições sejam feitas por aparelhos ‘mobile’. Qualquer consulta por qualquer estudante em qualquer lugar do pais seja feita por celular ou tablet” – Thiago Leitão, coordenador-geral de Programas de Ensino Superior do MEC.

A inscrição é feita pela internet com a nota do Enem. No site do Sisu, é possível escolher duas opções de cursos, em diferentes universidades federais e estaduais espalhadas pelo país. Quem teve melhor pontuação no Enem tem mais chances de conquistar a vaga.

No site do Sisu é possível consultar informações detalhadas das 237 mil vagas. Lá estão disponíveis dados, como número de vagas, campus, modalidade, turno da vaga desejada e o modo de concorrência, por cotas ou deficiência física. 

Ainda pode-se consultar as vagas por região, estado e município

O estudante já pode começar a avaliar e a planejar os cursos aos quais pretende concorrer, para isso, basta acessar o site http://sisu.mec.gov.br/ e fazer a escolha por nome do curso, instituição ou município.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza o número de telefone 0800-616161 para tirar dúvidas sobre o Sisu.

Cronograma do Sisu 2020
  • Abertura das inscrições: 21 de janeiro
  • Fim das inscrições: 23h59 de 24 de janeiro
  • Resultado: 28 de janeiro
  • Prazo para participar da lista de espera: 29/1 a 04/2
  • Convocação dos candidatos em lista de espera: 07/2 a 30/4
  • *G1

+ Educação