Eleições para prefeito em São José da Bela Vista continuam indefinidas

  • Entre linhas
  • Publicado em 5 de outubro de 2016 às 10:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Por ter sido o mais votado, candidato Zé Dito aguarda julgamento do TSE sobre indeferimento de seu nome

O candidato do PSDB Zé Dito ao lado do deputado estadual Roberto Engler (Foto: Reprodução)

​Os moradores do vizinho município de São José da Bela Vista continuam sem saber quais serão os rumos da política no que se refere a quem assumirá a Prefeitura em janeiro de 2017. Isto porque seguem indefinidas as eleições naquela cidade, uma vez que um de seus candidatos mais votados – Zé Dito, do PSDB – está indeferido pela Justiça Eleitoral e depende do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A apuração apontou a vitória da candidata do PTB, Celinha Ferracioli, com 2.115 votos, o equivalente a 76,11%, seguida de Walter Cássio, do PSB, que obteve 23,89% dos votos válidos. No entanto, o candidato mais votado é Zé Dito, com 3.019 votos.

Segundo o TSE, o julgamento do recurso do candidato indeferido vai acontecer até 19 de dezembro, data limite para diplomação dos prefeitos eleitos em todo o Brasil. Caso a Justiça aceite o recurso apresentado pelo candidato mais votado, o político eleito será diplomado e tomará posse normalmente.

Se o candidato mais votado for indeferido definitivamente, novas eleições devem ser convocadas, conforme prevê a reforma na legislação eleitoral, de 2015. “No caso de serem realizadas novas eleições, elas deverão ser: indiretas [escolha do representante pelo respectivo Poder Legislativo], se a vaga do cargo surgir a menos de seis meses do final do mandato; ou diretas, nos demais casos”, diz nota publicada no site do TSE na última quarta-feira (28).

Confira como foi a votação em São José da Bela Vista (votos válidos):
Celinha Ferracioli  (PTB) – 76,11% (2.115 votos)
Walter Cassio (PSB) – 23,89% (664 votos)
Zé Dito (PSDB) – 0% (0 votos) – indeferido

Nulos – 52,97% (3.230)
Brancos – 1,46% (89)
Abstenções – 18,43% (1.378)


+ Cidades