Eleições para prefeito em São José da Bela Vista continuam indefinidas

Por ter sido o mais votado, candidato Zé Dito aguarda julgamento do TSE sobre indeferimento de seu nome

Postado em: em Cidades

O candidato do PSDB Zé Dito ao lado do deputado estadual Roberto Engler (Foto: Reprodução)

​Os moradores do vizinho município de São José da Bela Vista continuam sem saber quais serão os rumos da política no que se refere a quem assumirá a Prefeitura em janeiro de 2017. Isto porque seguem indefinidas as eleições naquela cidade, uma vez que um de seus candidatos mais votados - Zé Dito, do PSDB - está indeferido pela Justiça Eleitoral e depende do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A apuração apontou a vitória da candidata do PTB, Celinha Ferracioli, com 2.115 votos, o equivalente a 76,11%, seguida de Walter Cássio, do PSB, que obteve 23,89% dos votos válidos. No entanto, o candidato mais votado é Zé Dito, com 3.019 votos.

Segundo o TSE, o julgamento do recurso do candidato indeferido vai acontecer até 19 de dezembro, data limite para diplomação dos prefeitos eleitos em todo o Brasil. Caso a Justiça aceite o recurso apresentado pelo candidato mais votado, o político eleito será diplomado e tomará posse normalmente.

Se o candidato mais votado for indeferido definitivamente, novas eleições devem ser convocadas, conforme prevê a reforma na legislação eleitoral, de 2015. "No caso de serem realizadas novas eleições, elas deverão ser: indiretas [escolha do representante pelo respectivo Poder Legislativo], se a vaga do cargo surgir a menos de seis meses do final do mandato; ou diretas, nos demais casos", diz nota publicada no site do TSE na última quarta-feira (28).

Confira como foi a votação em São José da Bela Vista (votos válidos):
Celinha Ferracioli  (PTB) - 76,11% (2.115 votos)
Walter Cassio (PSB) - 23,89% (664 votos)
Zé Dito (PSDB) - 0% (0 votos) - indeferido

Nulos - 52,97% (3.230)
Brancos - 1,46% (89)
Abstenções - 18,43% (1.378)


Artigos Relacionados