Aparelhos evoluem e dão mais qualidade de vida aos deficientes auditivos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de setembro de 2017 às 19:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os aparelhos auditivos surgiram no século XVIII e eram enormes trombetas

Ouvir é um dos cinco sentidos do nosso corpo, o primeiro a ser desenvolvido, e tem como objetivo captar os sons do meio ambiente. É a audição que muitas vezes garante a nossa segurança, como um som de animal se aproximando ou um alarme de incêndio. Por meio da audição desenvolvemos nossa fala e podemos nos comunicar com as pessoas ao nosso entorno.

Algumas pessoas podem ter perda auditiva ao longo da vida ou mesmo nascerem assim, os motivos são inúmeros. Como, por exemplo, altos ruídos, envelhecimento, o uso de determinados medicamentos em excesso, algumas infecções, dano físico e lesões cerebrais também podem ocasionar a perda auditiva.

Grande parte das perdas auditivas pode ser tratada e fornece aos pacientes uma melhor qualidade de vida. O tratamento é individualizado e deve ser feito por um especialista, na maior parte das vezes, o aparelho auditivo é uma ótima opção.

Os aparelhos auditivos surgiram no século XVIII e eram enormes trombetas. No século XX ganharam aperfeiçoamentos importantes, mas foi no século XXI com o desenvolvimento dos computadores que eles deram um grande salto, e depois disso não pararam mais e continuam sendo melhorados a cada dia, para que os pacientes voltem a ter uma audição natural.

Hoje, existem no mercado aparelhos com qualidade sonora inigualável, que permite uma audibilidade e noção espacial em 360° em situações silenciosas e de fala. Além disso, eles possuem um software especial que permite que a adaptação seja mais intuitiva possível e por ser integrado via wireless os ajustes necessários podem ser feitos por acesso remoto, permitindo que o fonoaudiólogo ajuste o aparelho sem o paciente precisar ir ao consultório.​ Tudo para que o deficiente auditivos tenham uma excelente qualidade de vida.


+ Saúde