APAE Batatais desenvolve programa social para fortalecer núcleos familiares

  • Entre linhas
  • Publicado em 15 de maio de 2019 às 23:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Trabalho visa empoderar os lares de pessoas com deficiência, auxiliando-os para os desafios do dia a dia

Nesta quarta-feira, 15, comemorou-se o Dia Internacional da Família. O objetivo da comemoração da data, sugerida pela ONU, é propor aos países a discussão do tema em busca de melhorias das políticas públicas, dos atendimentos e dos acompanhamentos familiares.

A família tem presença e participação fundamentais no dia a dia da APAE Batatais. Por meio do Programa de Apoio Especializado à Família, são desenvolvidas diversas ações com o intuito de fortalecer e empoderar os núcleos familiares. Em 2018, 133 famílias de pessoas com deficiências foram atendidas pela área de Assistência Social.

As intervenções são realizadas de maneira contínua em atendimentos individuais ou em grupos que visam, entre outros objetivos, a administração de conflitos; a superação das vulnerabilidades sociais; a redução do estresse ocasionado pela tarefa do cuidar e o desenvolvimento da função protetiva familiar.

Vale lembrar, que a ‘família’ é constituída por membros que tenham ou não laços consanguíneos. Segundo a assistente social da APAE Batatais, Elvira Flóro, um breve panorama sobre os arranjos familiares presentes na organização aponta uma diversidade de contextos. “Temos filhos que hoje são os cuidadores dos pais, famílias chefiadas por mulheres, irmãos e outros parentes que assumiram a responsabilidade de cuidar, entre outros”, relata.

Maria de Lourdes Pereira é filha e responsável pela Gabriela Aparecida da Silva Cunha (Nina), usuária do Centro Dia do Idoso. Ela relata que graças ao apoio da equipe da APAE, consegue ofertar os cuidados necessários à saúde de sua mãe e organizar sua rotina. “Ela sempre foi introspectiva e no dia a dia eu tinha uma dificuldade para cuidar dela”, conta.

A Aparecida Marçal Souza, hoje inverte o papel de cuidadora com pai, o Vicente Marçal, que também é atendido pelo Centro Dia. Ela diz que seu pai tem autonomia nos cuidados básicos e sua opinião é sempre respeitada pelos filhos. “Foi na APAE que ele melhorou da depressão e ficou muito mais animado”, afirma.

Elvira explica que as novas configurações de família estão relacionadas às mudanças sociais. “Os arranjos familiares ao longo da história foram marcados por padrões, costumes e necessidades da população. Após a Revolução Industrial, a 2ª Guerra Mundial e a inserção da mulher no mercado de trabalho, houve uma acentuada mudança nesse contexto”, esclarece a assistente social.

Diante disso, a APAE Batatais atua com respeito a todos os arranjos familiares e às particularidades de cada indivíduo. “A inversão de papéis nos cuidados com a pessoa com deficiência, nem sempre é uma tarefa fácil, temos ainda a necessidade em considerar o histórico cultural e afetivo dos envolvidos. Apesar de ser um desafio para algumas famílias, muitas conseguem assumir suas responsabilidades no cuidado dessas pessoas’, conclui Elvira.


+ Cidades