Antioxidante, arroz vermelho reduz colesterol e pode prevenir câncer

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de dezembro de 2017 às 11:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O grão originário da China é integral e tem alto valor nutritivo, além de diversos benefícios para o organismo

​O arroz vermelho tem origem na China e seu principal benefício é ajudar a reduzir o colesterol. A cor avermelhada é devido ao seu alto teor do antioxidante antocianina, que também está presente em frutas e legumes vermelhos ou roxos.

Além disso, ele é um grão integral com alto valor nutritivo, sendo rico em nutrientes como ferro e fibras. O arroz vermelho também é de fácil preparo, e pode ser cozido da mesma forma que o arroz branco.

Saiba quais são os maiores benefícios desse grão para o organismo:

– Reduzir o colesterol

O arroz vermelho passa por um processo de fermentação natural que produz uma substância chamada monacolina, responsável pelo efeito que esse arroz tem de reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom.Além disso, as fibras presentes nesse grão integral também ajudam a reduzir a absorção de gordura no intestino e a controlar melhor os níveis de colesterol. 

– Reduz a fome e melhora o funcionamento do intestino

Por ser rico em fibras, o arroz vermelho dá uma sensação de maior saciedade após a refeição, deixando a fome longe por mais tempo. Além disso, as fibras também ajudam a controlar o açúcar no sangue e a melhorar o funcionamento do intestino, prevenindo problemas como prisão de ventre e diarreia.

– Previne a anemia

O arroz vermelho é rico em ferro, mineral essencial para o transporte adequado de oxigênio no sangue e para prevenir e combater anemias. Além disso, ele também possui vitamina B6, que atua na regulação do humor, do sono e do apetite.

– Previne doenças cardiovasculares e câncer

Além de ajudar a reduzir o colesterol, o arroz vermelho também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e câncer devido ao seu alto teor de antioxidantes, substâncias que protegem os vasos sanguíneos da formação de placas de ateroma e, consequentemente, protege o organismo de problemas como infarto e AVC.

Além disso, ele também favorece uma adequada renovação celular, estimulando o sistema imunológico a combater células potencialmente cancerígenas.

– Ajuda a emagrecer

O arroz vermelho ajuda a emagrecer por ser rico em fibras, nutrientes que reduzem a fome e aumentam a sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, as fibras ajudam a evitar picos de açúcar no sangue, o que reduz a produção de gordura.

 

A receita básica de arroz vermelho é feita da seguinte forma:

Ingredientes:

1 xícara de arroz vermelho

1 colher de sopa de azeite

1/2 cebola picada

2 dentes de alho

sal a gosto

2 ½ xícaras de água

Modo de Preparo:

Coloque a água para ferver. Refogue o alho e cebola no azeite, e quando a cebola estiver com aspecto transparente, adicione o arroz vermelho. Refogue um pouco mais, adicione a água fervente, o sal e deixe cozinhar por 35 a 40 minutos em fogo baixo.


+ Saúde