AME é uma boa solução de Saúde, mas políticos da região ignoram benefícios

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de julho de 2017 às 08:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Região só tem três AMEs em funcionamento: Franca, Barretos e Ituverava

​As lideranças políticas da região ignoram os benefícios dos serviços prestados pelos AMEs – Ambulatórios de Especialidades Médicas – da Secretaria de Estado da Saúde e cidades que já mereceriam unidades, por suas características regionais como Batatais, São Joaquim da Barra (ou Orlândia, devido à proximidade), Sertãozinho e Araquarara, entre outras, estão desprovidas deste importante suporte regionalizado. 

Atualmente, na região de Franca, num raio de 1

Os AMEs da região

AME Franca – “Dr. Cirilo Barcelos”
Endereço: Avenida Dr. Alcindo Ribeiro Conrado, 1.395 – Centro
Franca – PABX: (16) 3707-4400

AME Ituverava – “Comendador Takayuki Maeda”

AME Geral/ Clínico de Barretos – “Dr. Luiz Roberto Barradas Barata”

Confira lista de AMEs de SP

Os AMEs são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes.

O novo modelo começou a ser implantado em 2007 no Estado de São Paulo e desde 2015 o Governo do Estado tem investido para transformar todas as suas unidades em Ame Mais, que são ambulatórios que possuem centro cirúrgico e hospital dia para pequenas e médias cirurgias. Atualmente o Estado conta com 56 AMEs, sendo 35 deles AMEs Mais.

A instalação dos AMEs é definida após avaliação técnica da demanda por atendimentos ambulatoriais na rede pública de saúde de cada região. 

Os atendimentos nos AMEs são referenciados e programados. Com atendimento regionalizado, a marcação de consultas nos AMEs é feita pelas Unidades Básicas de Saúde municipais por meio de um sistema online, facilitando a escolha do melhor dia e horário para o paciente.

Honrando o compromisso de ampliar e fortalecer a assistência gratuita à população, oferecendo atendimento médico especializado e de qualidade, o governo estadual de São Paulo e a Secretaria de Estado da Saúdeseguem investindo em infraestrutura e programas na área.

Confira aqui a lista de AMEs do Estado de São Paulo.

Criado para tornar mais rápido o atendimento na rede pública de saúde, o AME oferece em suas unidades exames que vão desde um simples Raio-X a procedimentos mais complexos, como a eletroneuromiografia (exame neurológico para avaliação dos nervos e músculos) e densitometria óssea, que é o exame mais seguro para detectar fraturas.

Cirurgias também podem ser feitas em algumas das unidades. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios, que marcam as consultas pelo sistema informatizado de agendamento da Secretaria da Saúde.

“É um hospital dia. Só não pode operar o paciente que fica de um dia para o outro. Os AMEs são os serviços de saúde mais bem avaliados do Estado”, ressaltou o governador Geraldo Alckmin na cerimônia de inaugura inauguração do AME Mais em Amparo, no último sábado (1º). Atualmente o Estado conta com 56 AMEs.

Filho que ama leva o pai ao AME
Exames periódicos, os conhecidos check-ups médicos, são importantes para a prevenção de doenças que podem comprometer a saúde. Casos como o câncer de próstata em homens podem ser fatais se o tumor não for diagnosticado em tempo.

O programa Filho que Ama leva o Pai ao AME, do Governo do Estado, tem como finalidade estimular os homens a fazerem exames regulares gratuitos nos Ambulatórios Médicos de Especialidade (AME), em diferentes municípios.

Podem fazer os exames homens com 50 anos de idade ou mais. Eles passam pelo setor de enfermagem para avaliação de peso, altura e risco cardíaco e por uma série de exames laboratoriais de sangue e eletrocardiograma. Em seguida, são atendidos por cardiologistas e urologistas. Caso haja alguma anormalidade, são encaminhados para outros exames e tratamento.


+ Saúde