Ambulatório de Especialidades passará a funcionar no prédio da UPA

  • Entre linhas
  • Publicado em 30 de maio de 2019 às 00:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Exames de imagens, como ultrassom e Raio-x, seguem sendo realizados na Santa Casa

O prédio que abrigaria a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde desde o fim do ano passado funciona o setor de fisioterapia municipal, passará a atender também os pacientes que atualmente são examinados no Ambulatório de Especialidades “Dr. Orlando Garcia Junqueira”. A mudança, que passa a funcionar definitivamente na segunda-feira, 3 de junho, começará a ser feita nesta quinta e sexta-feira, dias 30 e 31.

Em função da mudança os pacientes que estavam agendados para estes dois dias estão sendo contatados e informados sobre as novas datas de consultas. Nos demais dias os atendimentos continuam normalmente, no mesmo horário em que era realizado no antigo prédio.

“O principal objetivo desta mudança foi dar uma destinação ao prédio, que estava pronto e o município não tinha condições de arcar com os custos para manter a unidade funcionando 24 horas, e ainda realizar um antigo desejo que era interligar o Pronto-Socorro com a Santa Casa, já que a partir da transferência do Ambulatório de Especialidades o local onde ele funcionava anteriormente será totalmente reformado e modernizado para abrigar o Pronto-Socorro”, explicou o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis.

Agora na UPA, que futuramente deverá ser denominada Centro de Atendimento de Especialidades de Guaíra, serão atendidos os pacientes de 14 especialidades, além da fisioterapia: ortopedia/traumatologia, cardiologia, pneumologia, dermatologia, psiquiatria, endocrinologia, gastroenterologia, cirurgia geral, oftalmologia, anestesia, vascular, urologia, otorrinolaringologia e neurologia. Os exames de imagens, como o Raio-x e o ultrassom, seguem sendo realizados na Santa Casa de Misericórdia.

O Governo Federal autorizou no fim do ano passado, através de uma portaria, que estruturas físicas do Sistema Único de Saúde (SUS) construídas, porém, sem funcionamento, fossem readequadas  para outra finalidade na área de saúde permitindo assim a utilização do prédio que seria a UPA de Guaíra. 

No ano passado foram realizadas no Ambulatório de Especialidades mais de 35 mil consultas e aproximadamente 12 mil procedimentos. Por dia são atendidas aproximadamente 200 pessoas no local.

No novo prédio o Ambulatório de Especialidades contará com uma estrutura de seis consultórios médicos e salas de exames. O espaço é totalmente climatizado. Lá também funcionará a Regulação de Vagas, setor responsável pelo agendamento de atendimentos a pacientes que necessitem de encaminhamento para unidades de saúde de outras cidades.

O novo Ambulatório de Especialidades fica na Avenida Antônio Fisher, nº 1.213, esquina com a Rua 30, no bairro Campos Elíseos. O horário de atendimento no local será de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

No prédio onde até esta quarta-feira, 29, funcionava o Ambulatório de Especialidades, anexo a Santa Casa de Misericórdia, será totalmente reformado e no local passará a funcionar o Pronto-Socorro “Dr. Orlando Junqueira Garcia”. 


+ Cidades