Amarone… o grande vinho do Vêneto

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 1 de junho de 2017 às 10:29
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vêneto é uma das regiões da Itália que mais produzem vinho, e é de lá o famoso Amarone.

Entre os grandes vinhos italianos, o Amarone tem uma das origens mais antigas. Sendo produzido desde o Império Bizantino.

Provavelmente o Amarone se originou de um outro vinho da região que era conhecido pelo nome de Recioto, que era um vinho com açúcar residual , produzido por uvas parcialmente secas. O Amarone surgiu do erro desta produção onde as uvas fermentaram completamente o que resultou em uma bebida seca com grande teor alcoólico, podendo atingir de 14 a 16 graus.

No inicio apenas as uvas do topo dos cachos eram usadas, mas hoje se usa o cacho todo, só descartando as imperfeitas e que não estão maduras.

Depois de colhidas , as uvas secam em estantes por no mínimo 3 meses a temperatura natural com a umidade controlada evitando assim que embolorem. No final deste processo , as uvas ficam com a metade do tamanho inicial e estão prontas para vinificação.

Isto mesmo… o grande Amarone é produzido com uvas semidesidratadas , geralmente das variedades Corvina e Rondinella (típicas da região) e mesmo assim é um vinho seco , muito encorpado com sabores que lembram geleia de cereja, uva passa, doce de ameixa, pétalas de rosa e especiarias.

Este vinho é lançado com no mínimo 2 anos, podendo chegar tranquilamente a 20 anos de conservação. As melhores safras dos últimos anos são 1990, 1995 e 1997.

Harmoniza bem com queijos fortes e pratos potentes, que conseguem acompanhar o caráter do vinho.

 Se você aprecia um vinho encorpado, está aqui uma ótima opção. Chame os amigos e aproveitem.


+ zero