Alunos do Senai Franca desenvolvem forma ajustável para calçados

  • Entre linhas
  • Publicado em 20 de dezembro de 2018 às 17:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ideia surpreende e agrada por apresentar alternativa econômica para a indústria calçadista

Objetivo do projeto apresentado na Mostra Inova do Senai, é usar apenas uma forma para botas e sapatos (Foto: Divulgação)

Mais economia para a indústria calçadista. Foi com essa proposta que quatro alunos do Senai Franca criaram após oito meses de estudos e produção, a Forma de calçados 2 em 1: lean design aplicado à indústria calçadista.

Segundo o orientador do grupo, o professor de projetos de inovação, Thiago Rosa, o objetivo desse projeto – que inclusive participou da Mostra Inova do SENAI em julho deste ano, em Brasília – é usar apenas uma forma para sapatos e botas, que têm medidas diferentes. “Nós pegamos a forma de sapato e criamos um acessório, que quando você acopla ele por cima da forma de sapato, ele ganha essa dimensão especial, que é necessária para você confeccionar a bota”, explica Thiago, acrescentando que a proposta é a substituição da forma de bota, onde não é preciso mais fazer duas formas, porque todas as medidas de comprimento, largura e circunferência do pé na região dos metatarsos e a largura do calcanhar são idênticas para a forma de sapato ou de bota. “A grande diferença é dessa linha do pé que vai do calcanhar até o peito do pé, dali para cima”, completa.

Formado 2017 no curso de aprendizagem industrial em mecânica de manutenção, no final de 2017, Igor Neves, de 19 anos, foi um dos estudantes que participou do projeto apresentado na Mostra Inova do Senai. Atuando há um ano numa empresa de calçados como mecânico de manutenção, ele acredita que a Forma de Calçados 2 em 1 o fez evoluir enquanto futuro profissional da área. “Esse processo serviu muito para mim, porque eu pude aprender que a gente pode sempre buscar coisas novas para inovar. E, principalmente, na parte econômica. E a nossa forma é muito barata e resistente. Pode ser aplicada em várias formas de sapato: botas e sapatênis. Então tem várias utilidades. A pessoa que comprar essa ideia e que adotar, vai ter uma grande economia na sua empresa”, afirma Igor.

*Com informações da agência Rádio Mais / Pedro Marra


+ Economia