Alunos do Senac Franca cultivam temperos naturais na unidade para doação

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de setembro de 2017 às 11:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ação faz parte do Projeto Integrador e, ao final dela, as hortaliças serão doadas para cozinhas industriais

Ir além da sala de aula e promover o aprendizado em prol do desenvolvimento da comunidade são princípios do Senac Franca, por isso a unidade propõe projetos integradores, que instigam os alunos a colocarem em prática todo o conhecimento adquirido nos cursos por meio de situações reais de trabalho. Exemplo disso é a atividade promovida pela 5ª turma do curso Auxiliar de Cozinha: cultivo de temperos naturais.

“Durante as formações do Senac, são apresentadas aos alunos situações que estimulam a tomada de decisões, a defesa de ideias e a explanação de argumentos. Nesse processo de escolha, a turma optou por seguir o Projeto Integrador com o manejo de temperos naturais e o cultivo de pequenas hortas”, explica Michelle Munita Lima, docente da área de nutrição e gastronomia da unidade.

            A horta é cultivada numa área do jardim do Senac Franca e possui 32 mudas. Michelle destaca que, “para início do projeto, os alunos foram a uma loja de produtos naturais para conhecerem a função e utilização culinária dos temperos. Depois, seguiram até o Jardim Zoobotânico para compreenderem o manejo ideal com as mudas frescas”. Nessa primeira etapa, os envolvidos também tiveram oficinas com um paisagista sobre plantio e colheita.

            Agora, a turma está cultivando salsinha, cebolinha, sálvia, manjericão, tomilho e hortelã. A finalização do projeto, em novembro, será o repasse das hortaliças para cozinhas industriais, no intuito de reduzir o consumo de temperos industrializados e estimular a adesão pelos naturais. “Os alunos estão bastante envolvidos e querem agir em prol da comunidade, incentivando preparos saudáveis”, diz a docente.

            Projetos integradores acontecem em todas as turmas da unidade, com foco na formação completa do profissional, que entenderá o valor de sua atuação para o mercado e sociedade. 


+ Meio Ambiente